10 dicas para tornar o momento da leitura mais mágico e encantador

10 dicas para tornar o momento da leitura mais mágico e encantador

Olá, Papais e Mamães!

Mesmo com a vida corrida que muitos pais têm, é muito importante reservar um momento de leitura com as crianças.

A hora da contação de histórias é um momento único, uma forma saudável e educativa de passar o tempo junto com o seu filho. As histórias têm papel fundamental no aprendizado dos pequenos, ajudam a ensinar lições importantes e, principalmente, aproximam e fortalecem os laços entre pais e filhos.

Contar histórias infantis é uma arte! Por isso, hoje vou dar algumas dicas para que este momento traga encantamentos e magia, enriquecendo a leitura. Prepare-se para ser o grande contador de histórias. E boa leitura!

 

Dicas do Elefante Letrado:

1. O primeiro passo para ser um ótimo contador de histórias é ter VONTADE. O simples fato de você querer ler para o seu filho e disponibilizar um momento para isso já faz uma grande diferença!

2. Para tornar a história mágica, seja CRIATIVO! Mergulhe no mundo lúdico, nas aventuras e na fantasia que as histórias infantis proporcionam. Faça da hora da contação de histórias um momento especial, um maravilhoso espetáculo! Se a leitura for antes de dormir, apague as luzes, use uma lanterna, coloque algumas almofadas no chão… ou quem sabe, faça uma cabaninha com os lençóis! Durante o dia, use bolinhas de sabão, vá ao parque, use brinquedos e fantoches. Afinal, prender a atenção dos pequenos leitores vai além de uma simples leitura, certo?

cantinho-da-leitura-blog-elefante-letrado

Cantinho da Leitura: Veja aqui imagens inspiradoras para montar um espaço especial par o seu pequeno ler

3. Crie um AMBIENTE lúdico e aconchegante antes de iniciar a leitura, algo que traga a criança para o universo literário. O ambiente influencia muito na hora de soltar a imaginação e deixar a experiência ainda mais emocionante. Invista em um “cantinho da leitura”, móveis coloridos, adesivos, luminárias diferenciadas… Seu filho vai adorar!

4. Na hora de escolher o LIVRO, verifique se ele é adequado para a faixa etária do seu filho, se contém imagens bonitas e um conteúdo bacana. Escolha livros que se aproximem de situações que seu filho está vivendo. Quanto mais elementos e situações ele reconhecer, mais interessante será!

5. Luz, câmera, ação: PREPARE-SE! É muito importante que antes que você comece a ler o livro para seu filho, você faça uma leitura para se familiarizar com a história. Isso ajudará muito no momento da contação. Sabendo dos momentos mais impactantes, você estará preparado e será mais criativo, tornando a leitura ainda mais divertida e emocionante.

6. DEIXE A TIMIDEZ DE LADO! Abuse e use da sua imaginação e criatividade. Represente as ações, imagine e dê vida aos personagens com vozes divertidas, gestos e, se possível, brinquedos e vestimentas. Faça do momento da leitura um verdadeiro espetáculo! Demonstre entusiasmo com o que está contando. Isso, com certeza, irá prender a atenção dos pequenos ao longo da história! Momentos como esses são preciosos e tornam-se uma gostosa lembrança para pais e filhos.

7. Faça o seu filho INTERAGIR com a história durante e após a leitura! Faça perguntas, peça para ele contar a história do seu jeito, pergunte o que ele entendeu e a sua opinião sobre determinadas situações (nosso jogo de Perguntas e Respostas vai te ajudar nisso!). Essa tática vai estimular a imaginação e também a concentração da criança. Mas atenção: evite perguntas que gerem respostas como sim ou não. Incentive seu filho a falar e a expor seu ponto de vista. Dessa forma as crianças se interessam com o enredo da história do início ao fim!

8. Após a leitura, uma atividade bem divertida é incentivar a criança a DESENHAR sobre a história contada, os personagens, os aprendizados. Assim a criança dá vida à sua imaginação!

9. É comum que a criança tenha uma história preferida e que peça para ouvi-la várias vezes. É muito bom que aconteça isso, pois mostra que ela teve interesse pelo conteúdo. Tenha PACIÊNCIA e releia a história quantas vezes for necessário. Isso também ajudará no aprendizado do seu pequeno.

10. LEIA SEMPRE! Incentive o hábito e o interesse pela leitura desde cedo. O seu exemplo ajudará seu filho a gostar dos livros e ser um grande leitor.

 

Viram como é simples? Agora é com vocês! E lembrem-se: não existem regras! Nem preocupações. A leitura deve ser um momento especial para curtir em família! Embarque com seu filho no mundo mágico da leitura e divirtam-se.

 

Compartilhe com a gente como você gosta de contar histórias para seus filhos, deixe um comentário!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Um grande abraço e até a próxima!

Sr. Elefante

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!