5 dicas para estimular o seu filho a gostar de ler

5 dicas para estimular o seu filho a gostar de ler

Quer ajudar o seu filho a ser um bom aluno, ter facilidade para adquirir informações, para se comunicar e compreender o que está ao seu redor? Então incentive a leitura desde cedo. Mostre para ele que mergulhar no mundo dos livros pode ser uma verdadeira diversão. Não sabe como estimular seu filho a ler? Confira nossas dicas!

1. Conte histórias

Pai contando história bebe

Enquanto a criança não é alfabetizada, conte histórias para ela. Com um livro na mão, sente, chame-a para acompanhar na leitura e, enquanto ela acompanha as fotos e figuras, leia para ela. Um bom horário para fazer isso é antes de dormir, mas caso para você isso seja complicado, faça pelo menos aos finais de semana.

2. Passeios culturais

mãe e filha biblioteca

Final de semana e criança dentro do apartamento realmente não é uma boa ideia. Por isso, é comum os pais procurarem uma alternativa de passeio, não é? O que acha de trocar a ida ao shopping por uma visita a uma biblioteca? Uma maneira divertida de mostrar à criança que os livros existem e podem ser usados para diversão.

Você pode também passear com ela em uma livraria ou Bienal do livro, para que ela se interesse pelo mundo da literatura e possa escolher os livros que quer levar para casa.

3. Seja o exemplo

Familia lendo jornal

Passeios são bons, mas lembre que o seu filho se espelha em você. Se ele sabe que você está lendo, vai querer imitá-lo e ler também. Assim, leia com frequência para que ele absorva a leitura como um hábito da família.

4. Respeite a idade e os limites da criança

Mãe e filho biblioteca 2

Algo muito importante é ter cuidado com a dificuldade do livro oferecido. Ele deve ser de acordo com a idade do pequeno. Se você oferecer um livro que para ele seja muito difícil, poderá tornar a leitura uma experiência negativa. Ele irá tentar ler, não vai conseguir e não vai querer criar esse hábito. Por isso, tenha cuidado.

Ao mesmo tempo, depois que a criança já está acostumada a ler, ela pode tanto ter mais dificuldade e precisar de materiais mais simples quanto ter mais facilidade para a leitura e compreensão e conseguir ler livros um pouco mais difíceis. Isso também deve ser respeitado.

Se o seu filho tem 8 anos e não consegue ler os livros para a idade dele, não há problema. Ofereça os mais simples, voltados para crianças mais novas. O importante é praticar!

5. Deixe o livro à disposição

23123

Para que ele possa ler, você precisa deixar livros à disposição e com fácil acesso. Além disso, devem ser diversificados. Comprar muitos e diversos livros pode parecer uma tarefa um pouco cara, mas existem soluções inovadoras! O Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura que oferece livros online divididos por idade e com temáticas variadas. Saiba mais sobre a Elefante Letrado aqui.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!