9 maneiras de estimular a leitura infantil na era digital

9 maneiras de estimular a leitura infantil na era digital

As crianças de hoje ficam quase o tempo inteiro conectadas na internet. Quer seja pelo celular, tablet ou laptop, o mundo infantil está cercado de tecnologia. No entanto, sabemos que nem sempre o que elas veem e fazem na internet é relevante. É possível que o uso das ferramentas online seja útil para que seu filho desenvolva a capacidade cognitiva dele? A resposta é sim. Tecnologia, conhecimento e leitura podem ser aliados, e a biblioteca virtual e os livros digitais do Elefante Letrado podem ser fundamentais nessa missão! Entenda:

O Elefante Letrado é um site especializado em desenvolver o conhecimento e ampliar a capacidade intelectual das crianças por meio de livros virtuais que encantam e estimulam o hábito pela leitura. São vários os benefícios que o Elefante Letrado pode proporcionar à aprendizagem e ao desenvolvimento de seu filho. Saiba agora quais são as vantagens preciosas que o Elefante Letrado proporciona aos pais e às crianças:

1. Biblioteca virtual do Elefante Letrado

O Elefante Letrado possui cerca de 450 livros em sua biblioteca, que está sempre sendo ampliada e revigorada. As obras são cuidadosamente escolhidas, e possuem temas variados e atuais, como bullying, inclusão social, ecologia, valores éticos, cordel, entre outros.

2. A faixa etária atendida

O Elefante Letrado possui obras que atendem desde as crianças da pré-escola, que ainda não sabem ler até as crianças do 5º ano. Ao cadastrarem os pequenos no Elefante Letrado, os pais ou educadores podem classificá-los em um nível adequado ao seu desenvolvimento cognitivo. Portanto, o sistema tem como uma das prioridades respeitar a evolução individual de cada criança.

3. Os variados níveis dos livros

Todas as obras que constam do acervo do Elefante Letrado são criteriosamente niveladas de acordo com a faixa de conhecimento do aluno. Atualmente são 27 níveis diferentes, com aproximadamente 20 livros por nível, separados por parâmetros pedagógicos. Além disso, a bilbioteca digital possui um nível bônus com livros variados para leitura de todos.

4. Mudança de níveis

A criança muda de nível, conforme sua evolução na leitura. Para que ela possa passar para o nível seguinte, é necessário que ela leia no mínimo 90% dos livros do nível em que se encontra. Ela completa um nível quando lê em um ritmo apropriado e completa os exercícios referentes a cada obra. A cada livro completado, as crianças recebem uma pontuação, o que as estimula a lerem ainda mais, e auxilia o acompanhamento de sua evolução por parte dos pais ou educadores.

5. O cuidado com a compreensão do conteúdo para a criança

Além dos critérios rigorosos de conteúdo para cada faixa etária, os níveis iniciantes – desde a criança não alfabetizada até as do segundo ano do ensino fundamental – possuem áudio de todos os livros e atividades. Assim, a criança que ainda não sabe ler pode ouvir todas as histórias. Há também sons de animais, sonoplastias diversas, entre outros, que tornam a atividade ainda mais divertida. Os níveis iniciantes são escritos em letra bastão, e gradativamente vão sendo intercalados com outros tipos de fontes, conforme o avanço do pequeno leitor.

6. O acompanhamento do desenvolvimento do seu filho

O grande diferencial do Elefante Letrado é que os pais e educadores podem verificar o progresso de leitura das crianças. Por meio de relatórios detalhados, eles sabem quantos livros a criança está lendo, quais livros ela já leu, seu nível de leitura, quais habilidades ela está desenvolvendo e quais precisam ser mais bem trabalhadas. É possível verificar ainda se seu filho encontra-se inativo no sistema, ou seja, se não está fazendo nenhuma atividade.

7.  O processo dos exercícios de compreensão

Cada livro possui cerca de 5 atividades de interpretação de texto. Estas tarefas são diversificadas, e são elaboradas de acordo com os parâmetros estipulados pelo MEC – Ministério da Cultura. Estes critérios, ou descritores, permitem aos pais verificar quais diferentes habilidades de leitura seu filho está adquirindo, e em qual porcentagem. Você pode até mesmo estipular uma atividade para seu filho fazer e verificar se ele está fazendo ou já fez o exercício.

8. Fácil acesso

A ferramenta do Elefante Letrado funciona em qualquer tipo de dispositivo, ou seja, desktops, tablets, smartphones, etc. Com essa facilidade, as crianãs podem acessar a biblioteca quando e onde estiverem, basta se conectar à Internet!

9. O valor do investimento

Por meio de um preço bastante acessível, bem mais econômico do que a compra de livros físicos, é possível adquirir esta preciosa ferramenta e incentivar seu filho a ler e agregar conhecimento de uma maneira muito divertida.

Nada melhor do que unir tecnologia e aprendizagem de um modo agradável, desafiador, por meio de um sistema disponível a qualquer momento, em qualquer lugar. O objetivo principal do Elefante Letrado é passar para  todas as crianças a paixão pela leitura e torná-las cidadãs instruídas e conscientes no futuro.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!