A importância dos pais acompanharem o desempenho dos filhos na escola

A importância dos pais acompanharem o desempenho dos filhos na escola

De acordo com um estudo realizado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na América Latina – em julho deste ano, o desempenho dos estudantes brasileiros melhora quando seus pais acompanham o processo educativo. Por outro lado, quando os pais fazem as tarefas escolares pelos filhos ou não incentivam os filhos a estudar, o desempenho cai vertiginosamente.

Por meio desta pesquisa, percebemos o quanto é importante a participação ativa dos pais na educação dos filhos. Veja de que maneiras você pode acompanhar e melhorar a performance escolar de seu pequeno em 9 passos:

1. Converse sempre com seu filho

Pergunte ao seu filho sobre a escola, como foi o dia dele, o que aprendeu, como são seus coleguinhas. Pergunte a ele o que ele gosta e não gosta na escola. Deixe que ele expresse as ansiedades, alegrias ou frustrações do dia a dia escolar. Dê apoio e encoraje-o, dando conselhos quando necessário, e também elogiando seu esforço, quando ele merecer.

Lembre-se, porém, que as crianças geralmente sentem-se cansadas ou com fome quando chegam da escola, e podem ficar irritadas se você fizer muitas perguntas. Se esse for o caso, espere e esteja disponível para quando seu filho quiser conversar.

2. Demonstre interesse pelos estudos

Fique em contato com o professor de seu filho. Saiba o e-mail dele ou o telefone para comunicar-se sempre que necessário. Isso deixará você mais seguro e também fará com que o professor fique mais à vontade para conversar com você quando precisar.

3. Incentive seu filho a obter um bom desempenho

Uma das formas mais importantes através da qual os pais podem ajudar na performance escolar de seu filho é confiar na capacidade dele. Isso não significa que ele deve ser o melhor aluno da escola. Ao invés disso, deixe-o saber que você espera que ele dê o seu melhor. Deixe também que ele ouça você elogiá-lo para outras pessoas. Assim, tanto ele quanto você ficarão orgulhosos.

4. Estabeleça uma rotina de estudos

Estipule um horário fixo para seu filho organizar a mochila, trocar-se e fazer as lições de casa. Isso fará com que ele adquira esse costume, e aceite melhor suas obrigações.

5. Cultive hábitos saudáveis

Seu filho precisa estar bem para ter um bom desempenho.  Para tal, ele precisa desenvolver práticas saudáveis em casa. Isso inclui dormir pelo menos 8 horas por dia, tomar um bom café da manhã, almoçar e jantar bem. Encoraje a prática de exercícios físicos, e limite os horários de jogos eletrônicos, redes sociais e televisão.

6. Incentive seu filho a ler

Ler é abrir as portas para todo tipo de conhecimento. As crianças seguem o exemplo dos pais. Leia para seu filho. Estimule-o a ouvir e/ou ler livros. Mostre a ele o quanto ler é divertido! Se seu filho prefere ficar brincando no tablet ou computador ao invés de ler, uma dica interessante é oferecer para ele uma biblioteca virtual. Entenda como funcionam!

7. Guarde cada coisa em seu lugar

Tenha um cantinho separado no qual seu filho deve guardar a mochila, uniforme e materiais escolares. Ensine-o a zelar pelos itens que ele usa na escola. Reserve também um local organizado onde ele poderá fazer as lições de casa com tranquilidade.

8. Mantenha-se atualizado sobre as atividades escolares

Verifique o site da escola de seu filho. Compareça às reuniões de pais e mestres, feiras escolares, festas etc. Cheque regularmente os cadernos de seu filho. Acompanhe a evolução dele e suas lições de casa. Verifique se há recados na agenda escolar.

9. Compartilhe o momento da lição de casa

As crianças gostam de ter os pais presentes quando elas fazem seus deveres escolares. Você pode aproveitar esse tempo para fazer suas contas mensais. Sente-se ao lado de seu filho, apoiando – o, porém nunca fazendo as atividades por ele. Se ele errar algo, não o critique. Ao invés de dizer: “Isso está errado”, diga algo como: “Acho que não é bem isso”. Ajude-o e estimule-o a tentar novamente.

Que outras dicas você compartilharia conosco que ajudem os pais a participarem e valorizarem a educação dos seus filhos?

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!