Como os contos de fadas podem ajudar no desenvolvimento da criança

Como os contos de fadas podem ajudar no desenvolvimento da criança

Muitas pessoas acreditam que ler contos de fadas para seus filhos é apenas mais uma forma de acalmá-los. No entanto, os contos de fadas são um tipo de história bem especial, pois fazem com que as crianças se identifiquem com os personagens principais, enxergando neles – sem saber – suas características pessoais, e compartilha ensinamentos universais, impactando diretamente no futuro delas.

Principalmente na primeira infância, quando as crianças ainda não são alfabetizadas e têm especial interesse pelos contos de fada, os pais devem ter participação ativa para incentivar o gosto pela leitura que desenvolverá nos pequenos a fase inicial da compreensão a respeito dos principais conceitos da vida. Entenda a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento do seus filhos:

Conflitos são universais

Nos contos de fadas, os conflitos apresentados são universais: a luta do bem contra o mal, o pobre e o rico, a alegria e a tristeza, a luz e as trevas. É através das histórias que a criança tem o primeiro contato com os valores de justiça, amor, agradecimento, heroísmo – além, é claro, da ganância, avareza, ciúme, inveja e covardia, que afinal também fazem parte da vida.

Conforme a leitura se desenvolve em voz alta, a criança se deixa seduzir pelas jornadas dos personagens, identificando-se com eles, imaginando soluções e até procurando antecipar atitudes, o que desenvolve seu lado cognitivo de forma lúdica e prazerosa. Ela começa a fazer paralelos e a reconhecer as situações dos contos de fada na vida real, identificando seus próprios medos nas provações dos heróis e nas aparições dos vilões, e criando a base da sua personalidade.

No encantamento do impossível, as mensagens de decodificação do mundo

Envolvida no mundo encantado onde os animais falam, fadas madrinhas realizam sonhos e reis e rainhas são soberanos, as crianças começam a decodificar o mundo real de acordo com suas relações de amizade, poder, verdade e mentira, sonho e realidade. Elas aprendem a lidar com os problemas da vida e a tomar como referência a reações dos personagens ao lidarem com a morte, a frustração, a violência, os sentimentos de vingança e as perdas de uma forma geral, distinguindo entre o bem e o mal e todas as dicotomias do cotidiano.

É pegando emprestado as histórias dos contos de fada que a criança interpreta as simbologias de acordo com suas vivências, e quanto mais ela “lê”, mais rica torna-se a sua decodificação da realidade – pronta para tornar-se um indivíduo capaz de olhar o mundo sob várias perspectivas, de forma crítica e consciente.

Com que frequência você lê contos de fada para seus filhos? Conte para a gente quais os que ele mais gosta aqui nos comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!