Dez minutos de leitura diária podem fazer a diferença na vida de seu filho

Dez minutos de leitura diária podem fazer a diferença na vida de seu filho

A ONG Save The Children é uma organização internacional que luta pelos direitos da criança no mundo. Este ano, a ONG desenvolveu uma campanha com o objetivo de alertar os pais sobre os benefícios de separar 10 minutos por dia para ler com os seus filhos.

Levando em consideração a necessidade da participação direta dos pais na formação do futuro das crianças, o vídeo da campanha mostra como o simples ato de ignorar por um momento o pedido da criança para que possam ler juntos – e deixar o pequeno ocupado assistindo televisão sozinho – faz com que o pai tenha pesadelos imaginando o futuro do seu filho.

Os sinais dos malefícios que a falta de leitura causa são terríveis: a criança não consegue nem ao menos juntar palavras para escrever uma cartinha ao Papai Noel. Na escola, enquanto seus amiguinhos aprendem novas palavras, ele se perde por não saber exatamente o significado de cada uma delas. É a ideia de que a leitura ajuda no aprendizado da escrita e na educação.

Confira o vídeo na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Orb6xXPPBKo

A vergonha e o desânimo causados pela falta de leitura

1-dez-minutos-de-leitura-diaria-podem-fazer-diferenca-na-vida-de-seu-filho

A segunda etapa da falta de leitura já começa a afetar o lado emocional da criança: ela se sente mal porque não consegue ler o que seus amigos já entendem, e isso causa vergonha. A consequência disso é o desânimo com a vida escolar, levando a criança a abandonar deveres de casa para se divertir de formas alternativas, no caso, jogando videogames.

Quando os pais percebem o seu erro e começam a ler com o filho já é tarde demais: a desistência é quase completa e ele não quer mais tentar por achar que já passou da hora. Isso começa a afetar seus relacionamentos na escola e até mesmo os bilhetes recebidos das meninas são motivo de vergonha, já que o menino não consegue entendê-los.

Problemas na vida prática causados pela falta de leitura

Já quando a criança cresce, os problemas aumentam: não conseguir ler placas, fazer provas e entender instruções simples faz com que a criança desista de tentar. A falta da leitura faz com que ela se perca e não saiba se guiar socialmente.

Com o tempo isso gera dificuldades até mesmo para que ela consiga um emprego e saiba como informar seus próprios problemas e dificuldades, como no registro do hospital. Além de afetar momentos de lazer e causar perigos diretos como o uso abusivo de remédios por falta de informação.

A leitura como solução

Toda essa avalanche de informações assustadoras serve como um alerta para os pais de que esses problemas podem ser evitados de uma maneira simples: investindo um pouco do seu próprio tempo para ajudar seu filho a desenvolver a capacidade de ler.

O hábito de ler é uma parte fundamental da convivência social humana e ajudar as crianças a desenvolver esse hábito é muito mais do que simplesmente auxiliá-las em um pequeno momento de lazer: é dar a oportunidade de educação e um futuro mais promissor.

Assista à campanha da ONG Save the Children e inspire-se a ler todos os dias com seus filhos!

Ajude a transformar as crianças em grandes leitores!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!