É possível que a leitura seja prazerosa para uma criança?

É possível que a leitura seja prazerosa para uma criança?

É muito importante que as crianças desenvolvam o interesse pela leitura desde cedo. Para tanto, os pais devem ser criativos na hora de incentivar os seus filhos para que os mesmos tenham o hábito de ler, respeitando, sobretudo, os limites de cada um para essa atividade. Afinal, se o momento da leitura não for um momento de prazer e diversão, o seu filho pode criar uma antipatia contra os livros. Nesse processo, a família é uma peça-chave para que os livros sejam tão prazerosos quanto os brinquedos na vida das crianças.

Confira nesse texto algumas dicas bem interessantes para que seu filho tome gosto pelos livros desde cedo!

Conheça suas preferências de leitura

Busque identificar os gostos que a criança possui. A partir disso, busque livros com temas relacionados com esses assuntos. Por exemplo: ela gosta de contos de fadas ou ficção científica? Gosta de ação e aventura ou de romances? Prefere histórias nas quais os animais são os personagens principais? Ou gosta de ler livros onde outras crianças são protagonistas? Depois do tema, é importante procurar livros com várias imagens, como, por exemplo, para que ela se adapte bem com os textos corridos.

Nunca obrigue uma criança a ler

Não force o seu filho a ler! Se você notar que ele não tem muito interesse em livros, encontre alternativas para incentivá-lo. Monte uma rotina onde a criança tenha todos os dias a sua hora da leitura. Junte-se a ela nesse momento e leia em voz alta, com vozes, caras e bocas, suas histórias prediletas. Seja criativo, carregue livros para os piqueniques, nos passeios, para a casa da vovó e nas viagens de final de semana. Aos poucos ler será parte divertida da rotina dos seus filhos!

Use a tecnologia em prol da leitura

Se a sua criança é fascinada por computadores, tablets e/ou smartphones, você pode utilizar a tecnologia como forma de incentivo à leitura. Bibliotecas virtuais com uma imensidade de livros infantis possibilitam uma fascinação pela leitura por parte da criança. São inúmeros livros disponibilizados eletronicamente, que fazem com que a criança aprenda a desvendar um mundo novo, enriquecendo a sua cultura e desenvolvendo a sua mentalidade, enquanto passa o tempo no tablet da família.

Leia para seus filhos

Crianças ficam encantadas com as histórias contadas pelos seus pais. Procure sempre ler para os seus filhos, seja em um passeio no parque ou antes de dormir. Se for ler um livro mais longo, lembre-se de contar apenas um pouco da história e parar a leitura no momento mais dramático! Seus filhos esperarão ansiosos pela leitura do dia seguinte!

Monte um cantinho da leitura

Outra dica importante para que a leitura seja prazerosa é criar um canto especial para atividade. É claro que a criança pode ler em qualquer lugar da casa, sentada, deitada, ou até mesmo em pé. Mas é interessante que ela tenha uma mesa com uma cadeira confortável ou uma poltrona só dela. Esse local da casa deve ser silencioso, londe de qualquer televisão e reservado. Dessa forma, seu filho poderá treinar a concentração e foco, essenciais para o desenvolvimento da capacidade de realizar leituras profundas.

O interesse e a postura da família são fundamentais transformar seu filho em um pequeno leitor, por isso vale a pena se dedicar!

Conheça o Elefante Letrado e possibilite uma fonte inesgotável de livros para os seus filhos!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!