Entenda a importância da leitura na formação social dos seus filhos

Entenda a importância da leitura na formação social dos seus filhos

A História do mundo mostra que a leitura é uma das maiores e mais temidas ferramentas de transformação social: é ela que passa o conhecimento, que permite ao espírito humano viajar pela experiência de outrem, que liberta os grilhões da ignorância imposta por opressores. Ao longo dos tempos livros foram queimados publicamente ou destruídos clandestinamente para evitar a formação do indivíduo com qualidade e sua oposição aos sistemas ditatoriais. Um homem ignorante é um homem sem voz, mas a leitura forma indivíduos conscientes de seu papel na sociedade, de seus direitos como cidadãos e aptos a fazerem suas próprias escolhas, transformando a criança em um adulto capaz de enfrentar a vida.

O debate social é formado por diversas vozes que expressam suas ansiedades, desejos e necessidades e que só podem ser compreendidas em um cenário banhado pela luz da História. É a leitura que guarda a memória dos povos através das mais diversas formas de literatura, como narrativas, contos, crônicas e lendas, formando cidadãos plenos e críticos, que sabem lutar por seus direitos. Adaptadas às diversas idades, elas participam da construção do caráter da criança através da demonstração exemplificada dos conceitos de valores, ética, justiça, harmonia e respeito e suas projeções contrárias que, afinal, também fazem parte da essência humana.

 

A formação de leitores garante uma sociedade mais justa, mais sábia e mais equilibrada, com cidadãos conscientes de suas necessidades mas também de suas obrigações, antenados com os erros do passado e em busca de soluções para o futuro. Agente questionador pelo conhecimento transmitido, a leitura sempre foi vista como perigosa por aqueles que pretendem manter a escuridão para fazer valer apenas a sua suposta luz.

Na Alemanha nazista assim que subiu ao poder Hitler determinou a queima em praça pública de livros que iam contra a sua propaganda de governo: Karl Marx, Thomas Mann, Albert Einstein e Sigmund Freud foram apenas alguns dos autores que arderam nas piras. O hábito de manter a população na ignorância, no entanto, é muito anterior ao ditador. No Egito Antigo o faraó Akhnatón queimou milhares de papiros deixados por seu antecessor Ramsés II que falavam de demiurgos e espectros, acabando com 75% de toda a literatura da época.

Em 213 a.C., na China, o primeiro ditador da Dinastia Chin queimou todos os livros que falavam sobre a moral e as ideias dos povos antigos. Mas foi a destruição da imensa Biblioteca de Alexandria, em 642, que se tornou emblemática: apesar das divergências, de acordo com a história oficial milhares de livros foram incendiados por ordem de Amr ibn al-As pouco após ter comandado a conquista do Egito. É o desejo de impor e manter uma soberania conquistada pela força que aniquila qualquer ideia que possa significar uma ameaça, uma interferência no regime estabelecido de fato.

Propiciar e incentivar o hábito da leitura é permitir à criança um desenvolvimento que lhe permita fazer as conexões necessárias das partes para obter um todo coerente – criando, assim, indivíduos conscientes de seu papel na sociedade, preparados para encarar adversidades e cobrar por seus direitos, apostando em uma sociedade do futuro menos egoísta e mais humana.

Seu filho gosta de ler? Conte para a gente como incentiva o hábito da leitura na sua casa aqui nos comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Cristiane Duarte Silva
    abril 19, 2016 at 9:07 am Responder

    Me chamo Cristiane. Moro em BH-MG.tenho 2 filhos,um menino de 9anos e uma menina de quase 3.os dois leêm muito,principalmente a menina de 3.incentivo os dois,sempre disponibilizando livros de suas preferências, leio para eles e peço que recontem as histórias.Acho importante a leitura, e os recontos.Os livros trazem todo o encantamento e imaginação a cabeça das criancas que são o futuro da nação… Obrigada.

    • Elefante Letrado
      abril 19, 2016 at 1:24 pm Responder

      Cristiane, tudo bem? Parabéns pelo incentivo à leitura em casa, com seus filhos! A formação do hábito da leitura na infância, é de fato essencial para o futuro deles! Um abraço, Equipe Elefante Letrado. 🙂

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!