Famosos que cresceram cercados por livros

Famosos que cresceram cercados por livros

Famosos que cresceram cercados por livros: Você já parou para refletir sobre por que algumas pessoas são tão bem-sucedidas? Todos nós queremos que nossos filhos tenham um futuro brilhante ou, pelo menos, feliz e autossuficiente, e sabemos que um dos pontos cruciais para isso são os estudos. No entanto, surge a dúvida: como despertar em nossos filhos o desejo de estudar? A resposta é simples: incentivando os pequenos, desde cedo, a ler.

Para entendermos como o hábito de ler pode ser essencial para a vida do seu filho, trouxemos algumas histórias de pessoas famosas e muito bem-sucedidas que tiveram seu primeiro contato com os livros enquanto ainda eram crianças. Acompanhe:

1. Albert Einstein

O cientista alemão começou a estudar formalmente quando tinha 5 anos. Foi seu pai, que era engenheiro, que lhe mostrou uma bússola pela primeira vez, e ele encantou-se com o fato de o objeto apontar sempre para o norte, independentemente do local em que estava. A partir daí, sua curiosidade só aumentou. O tio de Einstein, que também era engenheiro, e um estudante de medicina que frequentava sua casa influenciaram grandemente o jovem Einstein. Eles incentivavam sua curiosidade e levavam vários livros para que ele lesse, sobretudo os de ciência. O pequeno gênio começou assim a ler avidamente e explicar aos seus amigos os conteúdos que lia quando tinha apenas 10 anos de idade

2. Gabriel García Márquez

O escritor colombiano Gabriel García Márquez tinha dez irmãos. Ele foi criado por seus avós, sendo que seu avô era um veterano de guerra. Seu avô sempre contava incríveis histórias para o pequeno Gabriel, que as escutava com muita atenção. Ele gostava de ouvir os contos das Mil e uma Noites, e quando adolescente ficou completamente fascinado pelo livro A Metamorfose, de Kafka. Ao saber que um só livro poderia conter histórias tão incríveis, o jovem logo começou a escrever seus próprios romances, dentre eles, o aclamado Cem Anos de Solidão.

3. Oprah Winfrey

Oprah é uma aclamada apresentadora de TV estadunidense, vencedora de vários prêmios por seu programa “The Oprah Winfrey Show”, e a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo. Como seus pais separaram-se assim que ela nasceu, Oprah foi viver com sua avó materna em um sítio. Sua avó ensinou-a a ler antes dos 3 anos, e aos 6 anos ela ganhou a alcunha de Pregadora, pois sabia recitar de cor diversos trechos da Bíblia.

4. J.K.Rowling

J.K.Rowling é uma escritora inglesa famosíssima, autora da renomada série Harry Potter. Aos 5 anos de idade ela escreveu seu primeiro livro, que contava a história de um coelho chamado… Coelho! Sua tia-avó estimulou-a a adentrar no mundo da leitura, mostrando-lhe livros clássicos de vários estilos. Dentre eles ela leu uma biografia de Jessica Mitford, e gostou tanto do livro que acabou por ler todos os livros dessa autora.

5. Bill Gates

Bill Gates dispensa apresentações. Ele é proprietário da Microsoft e um dos homens mais bem-sucedidos do mundo. Seu pai era um advogado e sua mãe, professora. Bill foi criado em um ambiente acolhedor e sempre foi encorajado a ser competitivo. Gostava de jogos de tabuleiro e era excelente no jogo Monopólio. Ele tinha uma ligação muito forte com sua mãe, que o levava para ajudá-la em serviços sociais. Quando criança, Bill era um leitor voraz: passava várias horas lendo livros, inclusive enciclopédias! Atualmente ele mantém o hábito de ler pelo menos uma hora todos os dias.

Essas personalidades são um exemplo de como ler pode instigar a atingir grandes objetivos. Seus pais, tios ou avós exerceram uma ampla influência ao introduzi-los no mundo da leitura. Ler amplia a visão de mundo, desenvolve o senso crítico, nos torna melhores escritores e comunicadores e aumenta nossa percepção global.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Você tem despertado a curiosidade de seus filhos para a leitura? Compartilhe suas dicas conosco!

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!