A 34ª Feira Internacional do Livro de Brasília, que está sendo realizada de 8 a 17 de junho, no Pátio Brasil Shopping, tem como tema “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” e homenageia a escritora infantojuvenil Ana Maria Machado, também editora e membro da academia Brasileira de Letras.

A programação do evento é gratuita e conta com shows musicais, espetáculos teatrais, contação de histórias, teatro de bonecos, debates, palestras com autores e especialistas, bate-papo com escritores e oficinas, que ocorrem simultaneamente e de forma inter-relacionada à exposição de livros na Feira. Têm lugar ainda conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva. Durante o evento, também realiza-se o III Encontro Nacional de Escritores Jovens e o III Encontro Nacional de Blogueiros Literários.

As cores e os traços são o grande destaque na mesa A ilustração literária, com Valdério Costa, que escreve poemas em cordel, Roger Mello (primeiro ilustrador brasileiro a receber o Prêmio Hans Christian Andersen), e o cartunista gaúcho Neltair Santiago.

No último domingo (10), o ator Lázaro Ramos lançou seu novo livro infantil, Caderno Sem Rimas da Maria, apresentando um show com dez músicas criadas a partir de seus livros. O espetáculo musical Viagens da Caixa Mágica conta histórias sobre o uso responsável da tecnologia, a conquista da autoestima e a busca por referências.

Presentes nesta edição, o escritor José Santos e a contadora de histórias Lucrécia Leite, fizeram um passeio pelas artes e tradições portuguesas no sábado (09). Jonas Ribeiro, autor de uma série de livros com a Bruxa Cremilda, realizou contação com seu baú imaginário de histórias na sexta (08). Sandra Bittencourt brinca com as palavras e com diversos tipos de sons, utilizando as histórias contadas e cantadas como forma de educar nesta terça (12).

O evento vai trazer um autor de 8 anos de idade, João Paulo Guerra: bilíngue, escritor, programador e vencedor de concurso de colonização espacial da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Ele é autor de “No Mundo da Lua e Dos Planetas – In The World Of The Moon And The Planets (livro infantil bilíngue).

O grupo Tem Criança Lendo, composto por Gisele Federizzi Barcelos, Marcia Helena Diniz e Silvana Kronemberger, vai marcar presença mais uma vez na Feira Internacional do Livro de Brasília, com a contação da história Monstrorante.

Com apenas 18 anos, a escritora Ana Beatriz Brandão participou da mesa Literatura infanto-juvenil: uma leitura de transição. Duas de suas obras ganharão adaptação para os cinemas, como o longa-metragem baseado nos livros O garoto do cachecol vermelho e A garota das sapatilhas brancas, que apresentam a história de um jovem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica. Agora ela lança o quinto livro, Sob a luz da escuridão.

Entre tantas outras presenças, o escritor e ambientalista Zezé Maku possui um estande na Feira onde expõe seus livros e conversar com os leitores. Ele foi escolhido como representante de Roraima no Mapa Literário Nacional publicado recentemente pela revista Superinteressante. José Miranda de Aquino, conhecido popularmente como Zezé Maku, tem 60 anos e escreve há 18 para o público infantil, tendo oito livros publicados, como O reino de Makunaima e sua chefia da fauna e Amazônia e animais ameaçados de extinção, onde narra histórias de animais ameaçados de extinção e ensina educação ambiental, tradições indígenas, lendas e mitos do nosso folclore.

Para os organizadores, o tema foi escolhido porque o gênero literário vem se consolidando como campeão de vendas no mercado nacional e registrou, nos últimos anos, expressivo crescimento em importância, relevância e sobretudo qualidade. Dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostram que o crescimento das vendas do gênero infantil, em 2016, na comparação com 2015, foi de 28%, contrastando fortemente com a queda de 9,7% do mercado como um todo no mesmo período.

O evento é realizado pela Câmara do Livro do DF, coordenado pelo Instituto Latinoamerica e apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional de Editores de Livro (SNEL) e pelo Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores).

34ª Feira do Livro de Brasília
De 8 a 17 de junho – de segunda à sábado, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h.
Local: Varandão do Pátio Brasil (área externa)
Entrada gratuita
Mais informações: camaradolivrododf@gmail.com

Acesse a programação completa
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!