Iben Sandahl: Leitura em casa e na escola para ser mais feliz

Psicoterapeuta especializada em criança e família, a dinamarquesa Iben Sandahl vem a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre para o lançamento de Crianças Dinamarquesas: o que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes e capazes (Fontanar, 2017), livro do qual é autora junto com a americana Jessica Alexander.

A Dinamarca é considerado o país mais feliz do mundo pelo Relatório Mundial da felicidade, das Nações Unidas, o que motivou a investigação. Com larga experiência no sistema escolar do seu país, Iben, mãe de duas meninas, levanta a hipótese de que a raiz da felicidade está na forma como os filhos são criados.

Iben Sandahl

Confira a pequena entrevista que a autora respondeu por e-mail ao Elefante Letrado:

EL – De que forma a literatura contribui para um desenvolvimento emocional mais feliz da criança?

IS – Não só a literatura ajuda a expandir o vocabulário das crianças, mas também ajuda a desenvolver a empatia e uma maior compreensão dos sentimentos próprios e dos outros.

EL – E, especificamente, a leitura trabalhada na escola?

IS – As crianças se espelham nas histórias que leem e, quando as fazem na escola, podem compartilhar as experiências entre si. É importante para o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, quando se sente unido em um “nós” maior.

EL – O que você pensa sobre o uso de plataformas on line de leitura para crianças nas escolas?

IS – Eu acho que pode ser uma boa opção para aquelas crianças que acham difícil se “sentar” com um livro real. Eu acredito que essa informação, conhecimento e um universo imaginativo são essenciais para uma boa infância – mas também para se desenvolver em um ser humano inteiro. A literatura em todas as suas formas colabora com isso, e acho que é nossa responsabilidade que os pais leiam o máximo possível para os filhos.

 

Por Lúcia Karam

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!