A leitura como meio para o desenvolvimento da criança

A leitura como meio para o desenvolvimento da criança

O constante desenvolvimento da tecnologia parece estar afastando as crianças da leitura. O sonho de consumo das crianças de hoje são smartphones, tablets, notebooks e video-games, sobretudo para poderem acessar as redes sociais e jogar os games de última geração. A pergunta que fica, tanto para pais como para educadores, é “e a leitura, como é que fica?”. Afinal, o hábito de leitura é essencial para que qualquer criança atinja o desenvolvimento humano e cultural necessário para que se torne um adulto pleno. E, por isso, é papel fundamental dos pais incentivar as crianças a lerem desde pequenas, aproveitando a tecnologia, como as bibliotecas virtuais, a seu favor. Nesse artigo vamos falar mais sobre como a leitura é essencial para o desenvolvimento do seu filho e como você pode ajudá-lo a criar o hábito de ler. Acompanhe!

Leitura e cultura

Uma pessoa que tenha o hábito de leitura desde criança desenvolve quando adulto um senso crítico aprimorado. Através do conhecimento adquirido pelos livros, ela pode refletir acerca dos fatos que acontecem a sua volta e desenvolver as condutas mais adequadas para a sua vida.

Um adulto pleno tem discernimento suficiente para perceber o que ocorre na sociedade em que está inserido e qual o seu papel político como cidadão. Já pessoas com pouca leitura e, consequentemente, menos bagagem cultural, são fáceis de serem manipuladas e enganadas. Você quer que seu filho seja um formador de opinião? Então ele precisar começar a ler o mais cedo possível!

Compreender o mundo

Uma criança com informações acerca do desenvolvimento da humanidade, fatos relevantes e históricos do país em que vive e do mundo em geral, se tornará um adulto culto e portador de conhecimento aguçado.

Ela deve compreender o mundo em que vive e conhecer os principais acontecimentos que formaram nossas sociedades modernas. Ora, quanto mais cedo uma pessoa descobre essas informações, mais cultura geral adquire e mais rápido é o seu desenvolvimento intelectual.

Além disso, a leitura também permite conhecer diversos lugares e culturas dos mais variados povos sem precisar sair do lugar. Impressionante, não é? Você pode estar lendo na cama, no seu quarto, sem sair do lugar, enquanto seu cérebro pode estar passeando pelos canais de Veneza.

Falar e escrever corretamente

A fala e a escrita são desenvolvidas e aprimoradas a partir de muita leitura. Isso ocorre, pois o vocabulário de uma pessoa com hábito de ler é muito maior do que o de quem não lê, aprimorando o raciocínio, bem como a interpretação e a capacidade de fazer boas construções textuais.

Não é à toa que quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez, conseguimos na hora identificar se é uma pessoa culta ou não: ela fala e escreve muito bem e faz um bom uso de palavras da norma culta da língua portuguesa.

A educação é a maior herança que você pode deixar para seu filho, não deixe passar a oportunidade de prepará-lo o melhor possível para a sua vida adulta.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!