Quanto custa não investir no hábito de leitura do seu filho?

Quanto custa não investir no hábito de leitura do seu filho?

Você já se perguntou quanto custa não investir no hábito de leitura do seu filho? Todos os pais deveriam se preocupar em incentivar seus filhos a ler. Afinal, como sabemos, é muito difícil que um adulto adquira o hábito da leitura sem que tenha sido estimulado enquanto criança.

Um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo em parceria com a King’s College de Londres revolucionou a forma com que educadores em todo o mundo passaram a ver a leitura na infância. Ele concluiu que a leitura na infância traz vantagens intelectuais que se estendem para toda a vida. Na época, os cientistas analisaram irmãos gêmeos em várias etapas da infância e pré adolescência e concluíram que as crianças que liam habitualmente demonstraram habilidades cognitivas e compartamentais superiores as de seus irmãos que não gostavam de ler, ou que liam com uma frequência menor.

Sabendo que a leitura influencia fortemente na formação de adultos mais inteligentes e competitivos, a urgência se torna ainda maior, certo? Saiba por que é tão importante investir no futuro dos pequenos:

Crianças que não lêem desenvolvem menos habilidades abstratas

O pesquisador Stuart Ritchie, que coordenou a pesquisa, destaca que a leitura é fundamental para que as crianças consigam imaginar outras pessoas, lugares, etc, ou seja, para que ampliem sua visão de mundo.

Quando a criança não lê, ela tende a ter uma visão muito literal, limitando-se apenas às coisas que lhe são mostradas. Logo, não apuram sua sensibilidade, podendo se tornar adultos com pouca criatividade.

Crianças que não lêem tendem a absorver menos conhecimento pelo intercâmbio de ideias

O fato de o estudo ter sido feito com irmãos gêmeos, portanto, com crianças com a mesma genética e com condições iguais, torna a pesquisa muito interessante. Os cientistas concluíram também que as crianças que leram menos apresentaram diferenças significativas em comparação aos seus irmãos. Um dos pontos observados foi a pouca troca de conhecimento com os colegas e até com os professores. Na vida adulta, o reflexo é a falta de habilidade de trabalhar em equipe, por exemplo.

Crianças que não lêem tendem a não se concentrar com facilidade

A concentração é essencial tanto para a absorção de conhecimentos quanto para a realização de atividades – em todas as esferas, do cotidiano ao trabalho. Como ficar descansado ao saber que a facilidade de se concentrar é desenvolvida na mais tenra infância e que crianças que lêem menos tendem a ser mais dispersos, levando este comportamento para a vida adulta?

Os cientistas viram uma diferença significativa na capacidade de concentração das crianças que cultivam o hábito da leitura em relação aos seus irmãos gêmeos que não são tão apegados aos livros.

Ter livros como um investimento para a formação do seu filho é, acima de tudo, prepará-lo para ser um adulto com capacidades cognitivas acima da média. Olhe para as estatísticas brasileiras para ver que esta, infelizmente, é a nossa realidade. Uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país mostra que 7 em cada 10 brasileiros não leu um único livro em 2014. Os resultados apresentados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também são desoladores: mais de 529 mil alunos tiraram nota zero na redação – apenas 250 chegaram à nota máxima.

Como você investe na educação dos seus filhos? Compartilhe com a gente nos comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Fernanda
    abril 27, 2016 at 2:41 pm Responder

    Ler é questão de gosto. Tem gente que não gosta. Eu leio sempre, mas meu filho não suporta. Não adianta forçar. Ele lê super bem, mas não gosta de ler sequer quadrinhos. Eu tentei, dei livros, revistinhas, até ofereci assinatura de HQ, mas ele não gosta. Assim como eu gosto de ler, eu não suporto escrever.

    • Elefante Letrado
      abril 27, 2016 at 5:57 pm Responder

      Fernanda,

      Tens razão! De qualquer forma, é imprescindível estimular e incentivar o hábito da leitura de forma agradável e saudável. 🙂

      Um abraço, Equipe Elefante Letrado.

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!