Seus pais lhe incentivaram a ler desde pequeno?

Seus pais lhe incentivaram a ler desde pequeno?

Feche os olhos e volte no tempo, à época em que seus pais o colocavam na cama e davam um beijinho antes de apagar a luz: eles contavam histórias antes de dormir? Quando vocês saíam para ir à padaria, nas manhãs de domingo, davam uma paradinha no jornaleiro e você voltava para casa orgulhoso da revista em quadrinhos que abraçava junto ao peito? Ou você sentava juntinho no sofá e ficava imaginando o mistério de entender tantas letrinhas juntas enquanto eles liam o jornal? Pequenas rotinas como essas, memórias gostosas da infância que se perdem em meio a tantas outras, na maioria das vezes, fazem a diferença entre adultos de hoje que têm ou não o hábito da leitura.

Leitura amplia os horizontes desde a mais tenra infância

O incentivo à leitura começa já na primeira infância, quando a contação de histórias desperta a curiosidade, criando imagens mentais para o enredo que ouvimos. Um pouco mais tarde, quando as crianças já começam a relacionar as histórias aos livros, o olhar cobiça os volumes que veem espalhados pela casa e se delicia ao entrar em uma livraria vendo as capas coloridas e imaginando seus conteúdos.

Chega a ser fácil perceber o adulto que foi incentivado à leitura desde cedo: normalmente são pessoas que têm mais facilidade de expressão, de aprendizado, memória aprimorada e amplo conhecimento. Adultos leitores conseguem bons empregos por causa do seu alto nível cultural e até sofrem menos de estresse, já que o hábito da concentração proporcionado pela leitura torna a realização de tarefas mais fácil.

Hábito para toda a vida

A leitura acaba influenciando em praticamente todos os aspectos da vida. Quem lê muito tem sempre assunto, o que é uma vantagem e tanto na hora da conquista, vamos ser sinceros. Ao mesmo tempo, acaba conhecendo várias opiniões e ângulos diferentes do mesmo assunto (o que também colabora para a formação de pessoas menos egocêntricas e preconceituosas), tem seu conhecimento ampliado para além dos limites óbvios e é mais rápido no processamento de informações, o que normalmente se reflete em vantagem nos negócios. E pensar que tudo pode ter começado com algumas historinhas na hora de dormir!

Se você parar para pensar, a leitura é um hábito que pode determinar a qualidade de vida do indivíduo, abrindo portas, ajudando a conquistar um status social, consolidando amizades e amores. Provavelmente você, sabendo disso, também incentiva seu filhote a ter amor pela leitura. Mas se esse ainda não é um hábito da sua família, fique tranquilo! Ainda dá tempo de começar a desenvolver a paixão pelos livros em sua casa.

Faça de seu filho um companheiro de leitura

Nunca é tarde para começar a desenvolver o hábito de leitura na sua casa. Mas nada de forçar: siga o ritmo do seu filho, de acordo com a idade que ele tem. A ideia é leva-lo gradativa e naturalmente a gostar de ler. Comece prestando atenção no que ele gosta: super heróis, contos de fada, ficção científica? Conte histórias antes de dormir e sempre leia para ele, servindo de exemplo. Faça passeios que incentivem a leitura, entre em livrarias, bibliotecas e bancas de jornal e leia histórias online. Brinque de fazer teatrinho das histórias que estiverem lendo e o incentive a fazer sua própria historinha, transformando-a em um livrinho a quatro mãos. Dessa forma você estará abrindo um mundo de possibilidades para o futuro do seu filho – assim como seus pais fizeram por você.

Qual foi o seu primeiro livro, você se lembra? Conte para a gente as suas memórias aqui nos comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!