Um mundo novo é apresentado para as crianças através da leitura

Um mundo novo é apresentado para as crianças através da leitura

A leitura é o meio pelo qual a criança aperfeiçoa o senso crítico e alcança um conhecimento cultural de vital importância para o seu desenvolvimento como ser humano e cidadão. É por isso que os conhecimentos adquiridos pela prática da leitura desde a infância culminam na formação de uma pessoa detentora de grandes conhecimentos.

O que a leitura proporciona a uma criança?

Em uma sociedade globalizada e desenvolvida, mostra-se necessário a formação de pessoas capazes de transformar o local onde vivem, através de conhecimentos adquiridos e experiências vividas.

A verdade é que pessoas que não possuem o hábito de ler são ultrapassadas por aquelas que desde muito novas adquiriram a curiosidade pelas informações trazidas pelos livros, informações essas que lhe proporcionaram entrar em contato com um mundo bem maior do que o que vivem.

Os livros permitem o respeito às pessoas de culturas diferentes

São diversas as culturas existentes em nosso planeta. Ora, nosso próprio país possui uma gigantesca diversidade cultural, um mundo até então desconhecido que se for explorado por uma criança será valioso o seu desenvolvimento cognitivo.

Muito embora os livros infantis não possuam uma linguagem didática acerca dos costumes de um país, eles fornecem informações que fazem com que a criança entenda desde nova que as pessoas não possuem os mesmos gostos, religiões, tradições, enfim, que as pessoas são diferentes e que cada indivíduo possui características próprias que devem ser respeitadas.

Através dos livros e com uma interação criada entre a criança e o assunto abordado na leitura é possível encontrar conhecimento acerca de diversas peculiaridades e diferenças culturais encontradas no nosso planeta. O resultado vem com o respeito às opiniões e opções de outras pessoas, ou seja, a socialização do indivíduo é facilitada pela leitura.

A leitura permite o desenvolvimento crítico da criança

É através do conhecimento adquirido que a criança se transformará em um ser humano interativo. Assim, quanto antes a criança criar o hábito de ler obras literárias, mais cedo desenvolverá a compreensão própria e do próximo.

Importante mencionar que apesar da literatura infantil ter como base o conto de fadas, essa leitura acaba esclarecendo muitos fatos para a criança. Por isso é importante que o pai proporcione ao seu filho diversos tipos de livros infantis, para que ele tenha conhecimento de uma variedade de assuntos.

Através de personagens tipificados com bons e maus, com poder ou sem, a criança compreende valores do comportamento humano. O senso crítico é desenvolvido, facilitando o raciocínio e a relação com os demais.

Portanto, incentivar a leitura em crianças é permitir com que elas tenham a sua capacidade de aprendizagem facilitada e se tornem pessoas inteligentes e cultas.

Além disso, em virtude de os livros infantis possuírem os mais variados temas, abordando, inclusive, outros países e povos estrangeiros, a leitura acaba permitindo um elo de ligação entre um mundo até então desconhecido e a criança. Mais um motivo pelo qual a leitura é apaixonante!

É necessário que a família incentive a leitura para o filho desde cedo, não deixe apenas essa tarefa para a escola, uma vez que a criança deve sentir prazer ao ler e não a obrigatoriedade.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!