Você sabe como surgiu a escrita?

Você sabe como surgiu a escrita?

Desde crianças, entendemos a escrita como uma ferramenta extremamente importante para nos comunicarmos. Bastam apenas algumas letras para falarmos diretamente com alguém ou para sermos informados sobre algo que está acontecendo do outro lado do mundo. Mas antes do surgimento da escrita, a velocidade da informação era muito lenta. Os povos da antiguidade só recebiam a notícia de um fato depois dele ocorrer há muito tempo, pois os mensageiros levavam-na de navio, a cavalo e até à pé.

Quanto à origem da escrita, ela se perde na história. O sistema que hoje utilizamos é resultado de inúmeras metamorfoses ao longo do tempo. Porém, sabemos que ela surgiu em diversos lugares do planeta, e as pessoas a utilizavam para registrar os movimentos do comércio e de tudo que acontecia na sociedade.

No post de hoje, vamos descobrir como foram as primeiras formas de escrita e sua importância para aquela época e para os dias atuais. Acompanhe:

Os primórdios dos sistemas de escrita

Tudo indica que a escrita foi inventada na Suméria por volta de 4.000 a.C., numa região chamada Mesopotâmia, onde hoje estão situados o Irã e o Iraque. Os primeiros símbolos foram escritos em pequenas tábuas feitas de barro, madeira, pedra e metal, e eram transportadas por carteiros que as distribuíam por todas as cidades. A ideia era ótima e logo se espalhou pelo mundo antigo.

Com o tempo, cada povo foi criando e desenvolvendo seu próprio sistema de escrita de acordo com a língua falada em cada região. No início, a escrita era feita através de desenhos que indicavam o seu conteúdo. Por exemplo: se a palavra era “casa”, desenhava-se uma moradia. Mas neste caso, como escrever o nome de uma pessoa?

Foi tentando resolver este problema que os povos passaram a escrever os sons das palavras, e não mais as ideias contidas nelas. A palavra “soldado”, por exemplo, seria representada por um símbolo de um “sol” juntamente com um “dado”. Isto não apenas sofisticou o sistema de escrita, mas também criou um gigantesco leque de símbolos que deviam ser aprendidos.

Os alfabetos rudimentares

Apesar de utilizada durante séculos, a escrita através de símbolos era complicada e muito imprecisa, podendo ser lida de diferentes maneiras por leitores distintos. Essa questão só foi resolvida com a criação do alfabeto Fenício entre os anos 1400 e 1000 a.C. Os fenícios fizeram cada símbolo do alfabeto equivaler a um som, relacionando o seu formato a um lugar, objeto ou animal. A letra “A”, por exemplo, foi criada a partir de um hieróglifo egípcio que representava “boi”, cujo formato lembrava a cabeça do animal.

O desenvolvimento da escrita e do alfabeto teve um grande avanço na civilização fenícia, já que sua nova invenção, o alfabeto de 22 sinais, permitia a escrita de praticamente qualquer coisa. Por isso, tornou-se bastante popular no mundo antigo, inspirando outros povos a criarem suas próprias formas de escrita. Na mesma época, surgiu o alfabeto grego, que acabou originando a família dos alfabetos que até hoje domina o mundo ocidental.

A sua importância da escrita nos dias de hoje

Com a invenção da escrita, a humanidade conseguiu ultrapassar a barreira do tempo e preservar importantes informações sobre o modo de vida de povos que viveram há milhares de anos. O seu uso deu início a um tipo de comunicação que tornava possível ler mensagens feitas por pessoas que haviam morrido há séculos ou distantes centenas de quilômetros, tornando-se um poderoso instrumento cultural e histórico.

Com a invenção da imprensa e a descoberta da impressão no século 15 e a prática da alfabetizacão universal, a comunicação escrita foi difundida em larga escala.

Graças à todos esses eventos, hoje as pessoas não precisam mais estar face a face para entrar em contato uns com os outros. Temos, por exemplo, um autor de um livro que está distante falando para um leitor, que na maioria das vezes é desconhecido. No nosso dia a dia, a escrita e a leitura são fundamentais para a realização de qualquer atividade. Para o público infantil, ela ganha um destaque especial, pois é a partir da leitura de livros que as crianças conseguem entender e compreender o mundo que as cerca.

O que achou da história da escrita? Tem algo a mais para compartilhar com a gente? Use o campo de comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Ana Radaelli
    fevereiro 21, 2019 at 10:53 am Responder

    Ao pesquisar para um artigo sobre diferenças na escrita ao redor do mundo (https://bit.ly/2PxUlD5) descobri que escrever era uma função que pouquíssimas pessoas conseguiam desempenhar, tais pessoas ficaram conhecidos como os primeiros funcionários públicos do mundo.
    Isso mostra como a escrita logo ganhou um lugar estratégico na máquian estatal, podendo ser usada como disseminador de ideias ou até como proteção dessas mesmas ideias, com escritas codificadas, por exemplo.
    A história da escrita traz um reflexo interessantíssimo da história humana!

    • Elefante Letrado
      março 7, 2019 at 11:34 am Responder

      Que incrível, Ana! Obrigado por compartilhar conosco essa curiosidade.

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!