A MPB como aliada da leitura na construção de repertório

Para além de letras escritas e cantadas, a Música Popular Brasileira (MPB) sempre desempenhou um papel significativo na promoção da leitura e na importância da criação de repertório sociocultural. Sua riqueza poética e narrativa pode e deve ser utilizada como ferramenta de atração e incentivo da prática literária.

Letras de músicas frequentemente exploram temas pertinentes para o exercício da intertextualidade. Ou seja, se assemelham a poemas, narrativas ou ensaios, transmitindo sentimentos, críticas sociais e reflexões que ultrapassam sua lírica. Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró Livro revelou que 32% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos citaram a MPB como uma das principais fontes de inspiração para a leitura. Assim, nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes e Djavan elevaram a música a uma forma de arte literária em si mesma. O uso de suas canções torna-se, pois, um aliado para a interpretação de texto e a busca por inferências subjetivas, essenciais ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Para ilustrar essa relação entre a MPB e a literatura, é comum destacar trechos de músicas que contêm traços literários. Por exemplo, em “Construção”, de Chico Buarque, a narrativa linear da letra evoca um conto trágico para descrever a vida de um operário que sofre um acidente fatal. Os versos e métricas retratam a monotonia da rotina e o destino dramático do protagonista, criando uma história envolvente que poderia facilmente ser lida em um livro.

“Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima”

A referência à leitura aqui é sutil e estilística, mas importante. A capacidade dos compositores brasileiros de contar uma história de maneira cativante e concisa é notável. Seu modo de apresentar uma narrativa enriquece a experiência musical, tornando-a mais do que apenas uma combinação de notas e palavras. Um trunfo para o estudo de contextos.

Rádio Elefante: Música, educação e cultura na sala de aula:

A construção do repertório para jovens e crianças é um processo contínuo, assim como a leitura, e envolve a exploração de diferentes gêneros e estilos. Portanto, adaptar o ensino para contemplar ambos na sala de aula pode ser um desafio diário para os professores. Nesse sentido, a plataforma de leitura Elefante Letrado conta com a Rádio Elefante. Com o slogan “Educação e cultura”, o player oferece 24 horas de música brasileira em sua programação, está disponível gratuitamente no site da plataforma e pode ser baixada na sua loja de aplicativos. Além de sua variada lista de reprodução, é possível encontrar spots (programas de curta duração), como “Série Grandes Autores”, que se propõe a enfatizar a vida e obras de grandes escritores, e “Drops” com diversas curiosidades de conhecimentos gerais, aumentando o horizonte intelectual de seus ouvintes.

 

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