Bate papo com escritores: Celso Gutfreind

Conheça mais sobre alguns dos escritores que contemplam o acervo da Plataforma Elefante Letrado.

Celso Gutfreind nasceu em Porto Alegre. Tem vários livros publicados, entre poesias, infantis e ensaios. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior (Argentina, Luxemburgo, Canadá) e tem na bagagem o Prêmio Nacional de Poesia Mario Quintana (1985) e os prêmios Açorianos, AGES Livro do Ano e Henrique Bertaso. Também foi finalista do Prêmio Jabuti 2011 e escritor convidado do Clube de Escritores Ledig House em Omi (EUA).

Escritores

Créditos: Jornal do Comércio

Atua como psicanalista de adultos e crianças. É especializado em Medicina Geral Comunitária e Psiquiatria e Psiquiatria Infantil, com doutorado e pós-doutorado em Paris, usando como tema de pesquisa a utilização terapêutica do conto. É professor convidado no curso de Psicologia da Unisinos e UFRGS. O Boto do arroto (ilustrações de Guazzelli) e O Caminho do pintor (com Manoel Veiga), os dois da Editora Projeto, são utilizados nas escolas pela Plataforma.

PSICOLOGIA E LITERATURA

O trabalho com crianças inclui uma mediação, além da verbal, que em geral utiliza desenhos e brinquedos. Aqui, incluo os contos. E estar em contato com as pessoas é sempre inspirador (para escrever histórias), mesmo que indiretamente.

CONTOS DE FADAS

Os contos trazem inúmeros benefícios para a saúde mental como a possibilidade de expressar os conflitos e o aumento da imaginação, ambos fundamentais para a saúde mental.

POESIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Fundamental. A poesia amplia o espaço da imaginação, do pensamento e dos sentimentos, especialmente juntos, o que amplia o espaço de capacidade de aprendizagem.

LEITURA E FAMÍLIA

O envolvimento da família é fundamental, abrindo-se espaços em que ela pode participar e dar-se conta de que aquilo que se conta dentro de uma casa vale ouro para o desenvolvimento dos filhos.

ENSINO

Há belas iniciativas e muita gente boa que encontro em minhas andanças, mas há muito a melhorar, especialmente na formação dos professores.

LIVRO ON LINE

O livro é a casa das histórias, não importa o veículo de difusão. O livro on line tem um grande potencial por já ser dominado pela linguagem dos jovens.

ELEFANTE LETRADO

Novamente fundamental. A plataforma é composta por profissionais que conhecem e estudam a literatura da infância, gente muito capacitada para este filtro e esta mediação tão importante.

Por Lúcia Karam

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!