Saiba o que é Consciência Fonológica e como trabalhá-la em sala de aula
De acordo com Blanco-Dutra (2012), a Consciência Fonológica se refere à habilidade de compreender a estrutura sonora das palavras, reconhecendo a capacidade de desmembrá-la em unidades menores, bem como de manipular os sons da língua, realizando tarefas que envolvem a supressão, adição ou substituição de sons. Ainda segundo Amorim (2014, p.36), a Consciência Fonológica “[…] nada mais é do que uma competência metalinguística de reflexão, análise e manipulação intencional sobre a fala e seus diversos segmentos, a saber: palavra, sílaba, e fonema”. É importante ressaltar que essa habilidade não deve ser ensinada de forma direta, mas sim mediada e estimulada pelo educador através de atividades que promovam a reflexão e a manipulação dos sons da fala de forma intencional.
Sugestões de atividades
A fim de auxiliar nossos alfabetizandos a avançar em sua compreensão de domínio da escrita alfabética, consideramos prioritário ajudá-los a serem capazes de:
- separar palavras em suas sílabas orais;
- contar sílabas das palavras orais;
- identificar entre duas palavras qual é a maior (porque tem mais sílabas);
- produzir (dizer) uma palavra maior que a outra;
- identificar palavras que começam com determinada sílaba;
- produzir (dizer) uma palavra que começa com a mesma sílaba que outra;
- identificar palavras que rimam;
- produzir (dizer) uma palavra que rima com outra;
- identificar palavras que começam com determinado fonema;
- produzir (dizer) uma palavra que começa com o mesmo fonema que outra;
- identificar a presença de uma palavra dentro de outra.
Atividades na Plataforma de Leitura Elefante Letrado
Qualquer texto pode ser utilizado para desenvolver a consciência fonológica; no entanto, escolhemos cuidadosamente uma seleção de livros que não só tornarão esse momento proveitoso, mas também agradável e divertido.
Título: A e i o… uau! Prateleira: dd Temática: Vogais; Interjeição; Consciência fonológica |
Título: Tem outra palavra na palavra Prateleira: dd Temática: Anagrama; Hipóteses de escrita; Consciência fonêmica; Consciência fonológica |
Título: A Lesma e a Linha Prateleira: bb Temática: Geometria; Rimas; Sonoridade; Consciência fonológica |
Título: Brincando com as palavras Prateleira: bb Temática: Aliteração; Hipótese de escrita; Consciência fonêmica; Consciência fonológica. |
Título: Brincando com rimas Prateleira: cc Temática: Rimas; Sonoridade; Consciência fonêmica; Consciência fonológica. |
Título: Teleco e Teco Prateleira: cc Temática: Percepção global do tamanho da palavra; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: A árvore que dava sorvete Prateleira: L Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: ABC do trava-língua Prateleira: H Temática: Aliteração; Hipótese de escrita; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: Brincar com as palavras Prateleira: K Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: Cantigamente Prateleira: K Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: De onde vem o Português? Prateleira: J Temática: Diacronia; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica |
Título: Rimas de lá e de cá Prateleira: Q Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. |
Título: Trava-línguas Vol. 1 ao 5 Prateleira: E, F, H Temática: Aliteração; Consciência fonêmica; Consciência fonológica. |
Título: Palavra-chave Prateleira: E Temática: Rimas; Sonoridade; Hipótese de escrita; Consciência fonológica. |
Título: Palavra tem segredo Prateleira: E Temática: Rimas; Sonoridade; Hipótese de escrita; Consciência fonológica. |
Quer conhecer mais obras? Acesse o nosso site: www.elefanteletrado.com.br
Referências: São Paulo: Melhoramentos, 2012. MORAIS, Artur Gomes. A consciência fonológica de alfabetizandos jovens e adultos e sua relação com o aprendizado da escrita alfabética.
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