5 maneiras de oferecer feedback utilizando as evidências do Elefante Letrado

As boas práticas de ensino apontam que o feedback é um elemento importante nas rotinas educacionais. Abaixo, seguem algumas orientações para melhor uso desse recurso.

O feedback

  • é personalizado e tem linguagem que permite o entendimento do estudante (student-friendly);
  • está atrelado a objetivos específicos (de uma disciplina, por exemplo);
  • celebra as áreas de sucesso do estudante e mostra as oportunidades de crescimento;
  • proporciona reflexão;
  • serve como ponto de partida para que o estudante crie um plano de ação;
  • é contínuo e consistente. 

O Elefante Letrado apresenta diferentes formas de feedback. Como sabemos que a demanda de tarefas é alta neste momento, você pode optar por priorizar um tipo de feedback diferente a cada semana ou mês, por exemplo. 

feedback1. Certificado de livros lidos (total e por nível): você pode gerar certificados em pdf com o número total de livros lidos pelos estudantes em um determinado período. Além disso, o certificado mostra a quantidade de livros lidos por nível, caso você queira ser mais específico no feedback. Como meta, você pode estabelecer uma leitura balanceada, que inclua livros no nível de proficiência e livros de leitura livre, por fruição.

2. Certificado por tempo de leitura: você pode gerar certificados em pdf com o tempo total de leitura dos estudantes em um determinado período. No plano de ação, você pode estabelecer metas semanais de tempo de leitura para a turma ou para um aluno específico. 

No Elefante Letrado, temos o Desafio 20×4. Compartilhe o vídeo com a classe e lance o desafio.
Quer saber como gerar certificado? Clique aqui.

feedback

3. Gravação: você pode ouvir a gravação dos alunos e dar feedback sobre a fluência. Se você pedir para que os estudantes gravem o mesmo trecho/página de um livro em diferentes períodos de tempo, vocês conseguirão analisar a evolução da leitura.
Quer saber onde encontrar a gravação do aluno? Clique aqui.

feedback

4. Escrita: você pode dar feedback sobre as respostas escritas pelos alunos. Para todos os livros, os estudantes podem escolher 4 tópicos para escrever na plataforma.
Quer saber onde encontrar a resposta do aluno? Clique aqui.

feedback5. Relatório: você pode gerar um pdf com o relatório completo sobre o desempenho dos alunos em um determinado período de tempo. Esse relatório mostra, também, a lista de livros lidos.
Quer saber onde encontrar o relatório? Clique aqui.

Todos os feedbacks da plataforma são baseados em evidências. Você pode compartilhar os resultados com as famílias nos canais de comunicação da sua escola. 

Referência:
The Importance of Feedback for Student Learning. Disponível em:
<https://www.thegraidenetwork.com/blog-all/importance-of-feedback-student-learning>.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!