La Salle Santo Antônio: experiências literárias que enriquecem
La Salle Santo Antônio, escola de Porto Alegre fundada em 1913, traz na bagagem tradição e inovação.
Ferramentas on-line e integração entre livros físicos e digitais: talvez essa seja a nova realidade de muitas escolas durante este período de pandemia. No La Salle Santo Antônio, porém, esse momento serviu para reafirmar o trabalho inovador que a escola já vinha realizando:
“Embora a plataforma já estivesse totalmente integrada e sendo amplamente utilizada pelas turmas, o acesso ao Elefante Letrado adquiriu um novo significado no âmbito das aulas on-line, sendo um recurso primordial para acesso e leitura de obras infantis, de forma ilimitada, e respeitando os direitos autorais”, refletem Suzana Feijó Zanotto, coordenadora pedagógica, e Gislene Rodrigues, bibliotecária.
O Elefante Letrado faz parte do plano de estudos domiciliares dos alunos da escola. Semanalmente, as crianças recebem atividades relacionadas a um dos títulos da plataforma para desenvolver estratégias de compreensão leitora e fluência. As tecnologias educacionais, segundo Suzana e Gislene, surgem como uma alternativa de apoio às aulas: “As crianças encontraram os escritores via Google Meet e participaram de horas do conto tanto em atividades síncronas (meets) quanto assíncronas (envio de vídeos)”.
Os projetos realizados pela equipe do La Salle Santo Antônio permeiam os diferentes gêneros textuais disponibilizados no Elefante Letrado. As turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, trabalharam com contos de fadas. As linguagens, figuras e animações das obras foram recursos explorados para proporcionar aos alunos múltiplas experiências de leitura. Nos 5ºs anos, as professoras organizaram uma Trilha de Leitura a partir da obra “As Aventuras de Pinóquio”:
“No decorrer do trimestre, os 12 livros que compõem a obra foram lidos semanalmente. A fim de sistematizar a leitura e deixá-la mais significativa, elaboramos atividades de exploração das temáticas trazidas na obra, como preceitos, o certo e o errado, análise do comportamento dos personagens, entre outras”, ressaltam a coordenadora e a bibliotecária.
Os alunos, que já haviam adquirido os livros físicos das leituras do trimestre, puderam explorar os recursos literários presentes em diferentes portadores de texto: “A variedade de textos também permitiu que facilmente integrássemos a plataforma aos projetos literários com os livros físicos”, afirmam Suzana e Gislene. Assim, o Elefante Letrado veio somar, como mostra a bibliotecária:
“Todas as crianças terem acesso à plataforma me tranquilizou, pois permitiu que possam seguir lendo, acessando novas obras e reconhecendo a literatura como ferramenta de enfrentamento a tantos dias em distanciamento social”.
É a leitura, seja ela física ou digital, unindo experiências neste momento de distanciamento físico.
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