Mapas mentais: como trabalhar os elementos da obra com os alunos
Os gráficos organizadores são mapas mentais que auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades de compreensão de textos, a elaborar estratégias de leitura e a sistematizar informações!
Assim, os gráficos organizadores contribuem na construção de significado, uma vez que oferecem ao leitor a oportunidade de explorar a relação entre conceitos e a tornar visível o pensamento.
Veja abaixo algumas das habilidades trabalhadas com os gráficos organizadores:
Identificar os elementos de uma história e entender como eles se relacionam podem ser algumas das habilidades trabalhadas com os gráficos organizadores. Deste modo, ele terá uma dimensão maior da narrativa.
- Quais são os personagens da história?
- Em quais lugares e quando a história acontece?
- Qual o problema central do enredo?
- Quais eventos direcionam para a solução do problema?
- Como a história termina?
Nem sempre, os elementos da obra estão explícitos em um texto. Por isso, é importante identificar as “pistas” deixadas pelo autor ao longo da narrativa. Exemplo: “As ilustrações nos dão uma ideia de quando ou onde a história acontece?”.
Identificar os elementos da história é uma das estratégias que fazem com que o leitor parta para níveis mais complexos de interpretação de texto, como estabelecer a relação entre as imagens e o enredo, identificar e analisar o ponto de vista dos personagens, perceber como os personagens mudam ao longo da narrativa e fazer inferências.
Referência
The CAFE Book: Engaging All Students in Daily Literacy Assessment and Instruction – Gail Boushey e Joan Moser, “The Sisters” – 2009
Quer elevar os índices de leitura dos seus alunos? Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Sem Comentários