Novidades literárias para os pequenos!

O ambiente de aprendizagem Elefante Letrado está sempre inovando e trazendo o melhor da literatura infantil para os seus leitores. Com grande entusiasmo, anunciamos os lançamentos com o selo Elefante Letrado, desenvolvidos especialmente para a educação infantil. Esta nova coleção promete encantar e educar, oferecendo pequenos contos que estimulam a imaginação e o aprendizado através dos sons da fala. 

CONHEÇA AS OBRAS:

novidades literárias

(Imagens:  O passeio do pato; A buzina do boi; O voo da vespa; O assobio do sapo; O zumbido do zangão; A foca festeira)

O propósito da coleção é convidar as crianças a brincarem com os sons e deixarem-se levar pelo aspecto fônico e sonoro da língua e da linguagem. A percepção e a produção desses fonemas, assim como a representação que eles têm na língua, estão a todo momento sendo manifestadas na leitura e na escuta das histórias.

Para o desenvolvimento das obras, convidamos a fonoaudióloga e mestre em Letras com ênfase em Estudos da Linguagem, Carolina da Silveira Riter.

Segundo ela, “evidenciar os sons da língua, os fonemas, mostra-se como algo fundamental, tanto no desenvolvimento da linguagem, como forma de expressão singular de cada criança, quanto no aprendizado de alguns processos mais formais, como na alfabetização”.

As histórias criadas foram guiadas pelo efeito que o som pode ter em uma leitura, seja para quem está lendo, seja para quem está ouvindo. As narrativas, portanto, foram sendo construídas e, principalmente, entremeadas por rastros do som “alvo”.

Carolina ainda explica: “a brincadeira com os fonemas em um período anterior a essa etapa formal faz com que, ao chegar na alfabetização, quando é necessária uma grande abstração ao corresponder arbitrariamente letras e sons, a criança já tenha dado destaque àquele som em algum momento a partir de diferentes vivências: seja experimentando sua articulação, ouvindo o encadeamento sonoro que um som específico tem com outros fonemas, atentando-se ao que aquele fonema representa na sua língua, entre outras possíveis experiências”.

Os sons dos livros foram sendo trabalhados por grupos, considerando as idades para as quais cada coleção é destinada. Foi trabalhado, portanto, de acordo com a cronologia de aquisição dos fonemas, criando as histórias dentro das possibilidades fonológicas e simbólicas esperadas para cada idade, respeitando o desenrolar do desenvolvimento linguístico infantil.

COM A PALAVRA, A ESCRITORA:

Na primeira coleção, destinada ao público de 3 anos, três pares ganharam destaque: o /f/-/v/, o /s/-/z/ e o /p/-/b/. Cada par desses possui a mesma articulação dos órgãos fonatórios e há somente uma diferença: o traço fonológico de vozeamento. Sendo assim, temos a sensação, por exemplo, de que /f/ é um som “fraco” em comparação a /v/, que necessita da voz, da vibração das pregas vocais. A mesma lógica se aplica aos outros pares.

Na segunda coleção, com foco no público de 4 anos, outros dois pares “forte e fraco”: /ch/-/j/ e /t/-/d/, seguindo a mesma proposta da comparação entre sons similares. Além disso, o grupo das consoantes líquidas, articulações mais precisas e complexas, também foi trabalhado a partir das histórias que evidenciam o /l/ e o /R/.

Por fim, ao público de 5 anos, o destaque são os sons nasais (/m/-/n/), as consoantes líquidas ainda mais complexas e precisas (/lh/-/r/) e os encontros consonantais. Essa coleção é levada por sons mais difíceis tanto de percepção quanto de produção, mas que são, todavia, esperados para os 5 anos de idade.

“As crianças, portanto, encontrarão nas histórias os fonemas sendo destacados a todo momento, formando ritmo e fluidez, encarando entraves e hesitações. Sem que haja uma convocação explícita a tomar o fonema como algo rígido, como uma articulação necessita ser precisa e passiva de correções”, destaca Carolina.

AOS EDUCADORES E FAMILIARES, A ESCRITORA DEIXA UM RECADO:

“Leiam, falem, brinquem! Diferentemente de muito do que costuma ser divulgado, o desenvolvimento da linguagem não acontece por aprendizado, mas por vivência, por experiência. As crianças brincam como forma de ensaiar a vida e é nesse momento que seus aspectos singulares vão se desenvolvendo. E a linguagem é, possivelmente, o maior deles. Ler na infância também é brincar, também é adquirir experiência. Ao pensar a coleção, minha intenção foi justamente tornar possível uma brincadeira com os sons via leitura”, finaliza. 

Para dar um ritmo ainda mais encantador a este projeto, convidamos o ilustrador Rodrigo Fischer para trazer cores, formas e cenas aos primeiros seis livros. Formado em Letras e doutorando em Literatura, Rodrigo Fischer tem uma profunda compreensão da importância da leitura, o que enriquece ainda mais seu trabalho.

Essa foi a primeira experiência do ilustrador com o público da educação infantil, ainda em fase de aquisição da linguagem. “Foi um desafio, pois sou um artista visual muito pautado em intertextos e referências. Tentei ser comedido nesse sentido e respeitar ao máximo o texto original. Para leitores maiores, nós, ilustradores, podemos e até devemos ampliar o sentido do texto, interpretá-lo e, em alguns casos, extrapolá-lo. Mas, no caso de leitores menores, é importante que eles reconheçam no voo da vespa um voo de vespa, por exemplo. É necessário transitar numa linha tênue entre o óbvio e o inusitado. Com muito cuidado!”, salienta.

Essas são algumas novidades que a Plataforma Elefante Letrado apresenta com seu selo. Em breve, novos livros para o público da educação infantil e do ensino fundamental serão lançados. Para ficar por dentro das novidades, continue nos acompanhando nas redes sociais e em nosso site.

 

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