Versão digital do livro “Brincar com as Palavras”, de José Jorge Letria, na letra “L”.
Poesia porque sim!
Para o grande poeta e estudioso da poesia para crianças José Paulo Paes, poesia e prosa são percebidas de formas diferentes pelas crianças: enquanto a leitura de narrativas faz a criança viver aventuras na pele dos personagens, numa fusão de realidade e fantasia, a poesia proporciona à criança não um movimento sequencial (do início ao fim), mas o de ir e voltar.
Passam a ser brincadeiras para serem desvendadas pelo leitor as surpresas que o poeta esconde nas palavras. A poesia provoca o que Paes chama de “desautomatização da leitura”, ou seja, o que está em jogo não é a sequência, mas o significado.
O poeta lança mão de diversos recursos que prendem a atenção do leitor: rima, repetições de sons, ritmo dos versos, comparações, oposições, simetrias de palavras ou expressões em versos sucessivos, tudo para atingir aquilo à que a poesia se propõe, que não é pouca coisa: “mostrar a perene novidade da vida e do mundo; atiçar o poder de imaginação das pessoas, libertando-as da mesmice da rotina; fazê-las sentir mais profundamente o significado dos seres e das coisas; estabelecer entre estas a correspondência e parentesco inusitados que apontem para uma misteriosa unidade cósmica; ligar entre si o imaginário e o vivido, o sonhar e a realidade como partes igualmente importantes da nossa experiência de vida.”
Paes acredita que a poesia seduz naturalmente a criança e que a forma de entendê-la e apreciá-la é intuitiva. O grande mestre sugere que o professor proponha jogos de criação a partir do que implicitamente estiver sugerido pelo poeta, ou ainda que proponha a musicalização de poemas (enfatizando ritmo e métrica, acentuando as rimas e aliterações) ou a leitura em jogral (privilegiando o caráter coletivo e lúdico).A esse respeito, Paes pondera que o viés pedagógico da literatura para crianças é inegável, “mas não deve sobrepor-se ao lúdico e ao ficcional, ao poder de distrair e divertir que constitui a própria razão dela”.
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Referência
PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996
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