Case SEDUC/RS: História de uma professora que vem despertando o prazer da leitura em seus alunos

Conheça a história da professora Jienifer Luise Machado Vieira, que, com a sua experiência significativa no incentivo à leitura, fez com que os seus alunos atingissem a incrível marca de mais de 1.700 livros lidos em menos de 2 meses!

A figura do educador, especialmente no imaginário infantil, é de incomparável relevância, principalmente por despertar nos educandos o prazer pela busca do conhecimento, fator fundamental para o pleno exercício da cidadania.

Particularmente nesse cenário é que se encontra a professora Jienifer, que atua na Escola de Ensino Fundamental São Sebastião, localizada na cidade de São Leopoldo – 2.ª Coordenadoria Regional de Educação. Com formação superior em Letras, Jienifer se considera “uma professora-leitora, nutrindo verdadeira paixão pelo universo da leitura”.

A partir de suas própria experiência inspiradora, ela gera o encantamento de seus alunos pela leitura. Segundo conta, “logo percebem os benefícios que esse hábito proporciona”.

COMO O INCENTIVO À LEITURA PODE SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

Para que a sua turma  atingisse a surpreendente marca de 1.700 livros lidos em menos de dois meses, Jienifer menciona que, desde o início do ano letivo, separa ao menos dois dias da semana para a realização de leitura coletiva dos exemplares da Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Com auxílio de um projetor de imagens na sala de aula, além de praticarem o hábito de ler, as crianças são desafiadas a expressar o que entenderam das leituras por meio da realização de jogos pedagógicos, elaboração de resumo das histórias lidas, confecção de desenhos e por outras atividades que a criatividade permite.

Alunos da turma 40 realizando uma leitura socializada com a professora Jienifer.

Assim, de acordo com a professora, sua turma tem obtido verdadeiro “êxito na fluência da leitura, e os alunos melhoraram significativamente em todos os aspectos”. Com carinho, ela confidencia: “Percebendo que estão aperfeiçoando a qualidade leitora, os alunos inclusive passam a se divertir e a se dedicar ainda mais às atividades propostas”.

Além disso, Jienifer esclarece, com entusiasmo, que muitos alunos seguem realizando a leitura na Plataforma em suas casas, por meio do aplicativo, o que demonstra que a leitura tem se tornado um hábito de vida dos alunos, e não apenas uma atividade do currículo. Segundo afirma, esses resultados “trazem inestimável honra para a profissão pela qual optei, pois alcançam a realização do sonho que move todo o verdadeiro professor”.

Nesse sentido, a professora conta que a experiência, “muito rica, encantadora e verdadeiramente significativa”, a faz perceber com alegria o desenvolvimento dos alunos: “Eles estão encantados, muito envolvidos, participando efetivamente do projeto em sala de aula!”

Hora da leitura individualizada na Plataforma.

Ao final de cada mês, os cinco mais destacados leitores da turma ganham um certificado oficial da Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Segundo relata, o projeto seguirá sendo desenvolvido no restante do ano, o que garantirá aos alunos da Escola de Ensino Fundamental São Sebastião muitos momentos de compartilhamento em uma comunidade de leitura!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola  através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!