Trava-línguas como texto de apoio para o desenvolvimento da consciência fonológica
Muitos estudos têm apontado, nas últimas décadas, para relações causais entre a consciência fonológica da criança (sua habilidade para analisar as palavras de sua língua) e seu sucesso/insucesso na alfabetização.
Rompendo com “a ditadura do texto” (MORAIS, 2019), novas ou revisitadas proposições didáticas vêm valorizar o trabalho sobre sílabas orais, rimas e quaisquer outros fragmentos destituídos dos significados que só podem ser construídos no âmbito do texto. Segundo Artur Gomes de Morais (2019), “as crianças têm o direito de aprender a partir de um ensino sistemático, um ensino que trate (a língua) como um objeto a ser explicitamente analisado na sala de aula.”
Os conhecidos trava-línguas, pequenos textos que povoam a cultura popular na infância, ajudam a provocar a análise de segmentos sonoros silábicos e fonêmicos, promovendo na criança maior facilidade para a resolução de desafios da alfabetização – em especial o da posterior aquisição da velocidade de leitura, habilidade diretamente relacionada à capacidade de compreensão de textos.
A equipe do Elefante Letrado selecionou alguns trava-línguas para o trabalho com sua turma. Acesse as estantes da Plataforma e divirta-se com seus alunos, que aprenderão brincando!
Trava-Línguas I |
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Trava-Línguas II |
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Trava-Línguas III |
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Trava-Línguas IV |
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Trava-Línguas V |
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Referência:
MORAIS, ARTUR GOMES DE. Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.
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