Bate papo com escritores: André Neves

André Neves – Por Lúcia Karam, Elefante Letrado, Porto Alegre – 20/02/2018.

André Neves é pernambucano, mas mora em Porto Alegre, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Estudou Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas. Vencedor do Jabuti 2003 na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, e do Açorianos de Literatura em 2004, 2006 e 2009. Conquistou o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para Tom e Entre nuvens, recebeu o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer e já integrou o Catálogo de Bolonha. Os livros Um pé de vento e Tom (texto e ilustrações) e Planeta Caiqueria, de Hermes Bernardi Jr (ilustrações de André), estão na relação do Elefante Letrado.

André Neves

Composição da imagem do escritor André Neves com a ilustração de seu livro “Tom”

Sobre ilustração

Comecei a ilustrar livros em 1995, ainda em Recife, minha cidade natal. Aos poucos a arte de contar por imagem me encantou profundamente e minha relação com a arte trouxe o interesse de estudo e pesquisa na área. A arte de criar livros é parte maior e principal em mim e por isso minhas ideias renovam, amadurecem e mudam o tempo inteiro. Cada livro possui uma elaboração única. De acordo como cada história se apresenta e meu imaginário vem a escolha dos materiais e composições, tornando a arte técnica mista pela grande mistura de componentes que pode variar em tintas e materiais como colagens de papéis e tecidos. Para mim é algo mágico (ilustrar) por que sou um ser humano visual, meus pensamentos e minha sensibilidade desenvolvem-se mais através do olhar. É incrível fazer os outros perceberem o mundo com o olhar e entender as relações da imagem no cotidiano.

Escrita e imagem

São dois processos distintos e unidos para um resultado final. No meu caso, as imagens me ajudam na estrutura das palavras e na composição das páginas para o leitor se sentir mais confortável no desenvolver da leitura. Contar é um exercício de pensamento criativo. A construção da escrita para uma história é muito, muito próxima à construção da imagem. São as mesmas etapas na elaboração de um de enredo, trama, estrutura, personagens, clímax, final e tantos outros detalhes para que o livro história possa ter um fluxo de leitura coerente, interessante e harmônico.

Outro autor

A cada novo livro em parceria sinto mais dificuldades. Os escritores na medida que organizam suas ideias eles também visualizam, mas não conseguem elaborar plasticamente. Com isso não conseguem perceber outras coisas importantes para compor o texto junto a uma imagem. Por exemplo, nem sempre aquilo que eu imagino será o resultado final no papel, porque a junção do texto, imagem e o passar de páginas me obrigará em determinados momentos desenvolver outra composição para um melhor resultado final. Esse é o motivo principal que me levou a contar minhas histórias e hoje, com raras exceções, aceitos parcerias quando estas tem antes de qualquer outra coisa uma relação próxima ao meu universo criador. Para que eu possa sentir primeiramente prazer ao fazer algo que será importante para mim, que me dará prazer como ilustrador.

André Neves

Livro digital “Tom”, de André Neves, na Plataforma Elefante Letrado

Livro online

Contribui para a formação do leitor da mesma foram que um livro em papel. O que estamos tratando é leitura. O que muda é o suporte, não o conteúdo.

Escola

As escolhas de leitura nas escolas, em grande parte, são cruéis porque muitos  delas buscam o livro como apoio pedagógico para qualquer tema que o professor deseja desenvolver. É difícil fazer entender o prazer de ler em primeiro lugar. Não é o livro que fala sobre um determinado assunto que vai ajudá-lo em sala de aula. É o prazer e o amor que o leitor professor descobriu em determinado livro que vai fazê-lo buscar dentro daquele conteúdo algum link para discussão sobre um determinado assunto.

André Neves

Plataforma Elefante Letrado

Elefante Letrado

Numa plataforma como Elefante Letrado existe a possibilidade de encontrar uma variada e boa seleção de títulos com qualidade literária. A liberdade de escolher, de iniciar e pular para uma outra leitura quando desejar. As descobertas as novidades, as sugestões que o suporte permite. Numa biblioteca ao alcance de um clic e certamente, pelo volume de títulos, com custo justo.

Crianças

A maior parte das crianças são do ambiente escolar. Os adultos, professores e interessados na leitura e formação de novos leitores. Mas em ambos os casos são para mim leitores e procuro fazer a mesmo que um bom livro deve propor. Um momento de prazer para que possam sair daquele instante com muitas ideias e pensamentos.

Itália

O curso acontece na Scuola Internazionale d’Illustrazione, fundado pelo grande ilustrador Štěpán Zavřel, em Sarmede, pequena cidade Italiana onde ele morou quando vivo. Com os anos a escola se tornou referência e faz parte da formação de vários profissionais do livro e ilustradores conceituados, grande parte europeus. Eu fui aluno em 2001 e isso transformou meu olhar para o livro ilustrado. Com o passar dos anos publiquei no exterior, participei de concursos e mostras de ilustração, até que finalmente chegou a grata surpresa. Faz cinco anos entrei como docente na escola para ministrar cursos. Cada ano a estrutura é organizada e proposta de acordo com a necessidade do quadro anual e time de professores disponíveis. Neste edição, 2017, pela primeira vez farei um módulo sobre criação de estrutura visual de narrativa curta, em três diálogos. Construiremos experimentos e possibilidades.

Projetos

Tenho muitos projetos, falta-me tempo para desenvolvê-los. Além de escrever e ilustrar faço trabalhos relacionados ao campo gráfico e de formação profissional e leitora. Tenho alguns projetos engatilhados com a Brique Book, Paulinas, Jujuba e Pulo do Gato. Além de dois outros livros antigos que saíram de edição e retornaram com novas propostas visuais na editora Cortez. Claro sem data nem tempo preciso para lançamento. Enfim, não paro. Sou criador.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!