Bate papo com escritores: Luís Dill

Conheça mais sobre alguns dos escritores que contemplam o acervo da Plataforma Elefante Letrado.

O porto-alegrense Luís Dill é jornalista com pós em Literatura Brasileira. Estreou em 1990 com a novela policial juvenil A caverna dos diamantes. Possui mais de 50 livros publicados além de participações em coletâneas. Tem no currículo prêmios Açorianos, Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores e Biblioteca Nacional.  Alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e fazem parte de seu acervo básico.

Seu primeiro livro infantil, Arca de haicais, com ilustrações de Martina Schreiner, e Castelo de areia, ilustrado por Elma, fazem parte do catálogo do EL, ambos da editora Artes e Ofícios.

Luís Dill

Versão digital do livro “Arca de Haicais”, de Luís Dill, na Plataforma Elefante Letrado.

ENSINO

É muito importante o papel da escola na leitura. Os leitores devem (ou deveriam) ser formados em casa, depois precisam se consolidar nas atividades escolares. Com relação à escolha do material a ser lido penso que ela deve passar por um processo de discussão em que não se deixe de lado a qualidade literária da obra, independente de ela fazer ou não parte do cânone. Trabalhar com literatura nas escolas é um grande mérito por si só, ainda que o trabalho possa não ser o ideal. Gosto em especial das atividades em que os alunos são convidados a interpretarem o que leram e, se possível, produzirem algo a partir da leitura, como uma peça, um desenho, uma música etc. Ao longo de quase trinta anos de carreira literária percebo que uma das maiores deficiências nas práticas literárias nas escolas é a leitura pela leitura. Ou seja, a falta de envolvimento das partes desse processo.

LIVRO ON LINE

Novas plataformas de leitura são bem-vindas. Não acho que vieram para obscurecer o livro impresso. Penso que podem até auxiliá-lo. Hoje a gurizada é naturalmente ligada aos meios eletrônicos, assim acredito ser viável a formação de leitores através desse meio.

PROJETOS

Tenho várias histórias infantis escritas, mas elas ainda não estão prontas, precisam de um pouco mais de trabalho.

Por Lúcia Karam

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!