Colégio Anglo Módulo: Aumento no índice de leitura dos alunos através do uso da Plataforma Elefante Letrado

No Colégio Anglo Módulo, de Caraguatatuba, o incentivo à leitura tem início no 1º ano do Ensino Fundamental I. Nos últimos cinco anos, a escola trabalhou com um projeto próprio. Professores listavam livros de várias editoras e a cada semana o aluno levava uma obra para casa. Com o sucesso do programa, começou a faltar material de trabalho. Foi então que entrou a Plataforma Elefante Letrado, com sua grande variedade de livros.

“Chegamos a trabalhar com mais de dez editoras diferentes. No início deu muito certo, porém, com o avanço do aluno, muitas vezes a série seguinte contemplava os mesmos livros da anterior por pertencer à mesma faixa etária e criava um certo descontentamento e desmotivação na hora da escolha do livro”, conta Rosângela Dragone, coordenadora do Ensino Fundamental I.

“Ao conhecermos a Plataforma Elefante Letrado, vimos que não correríamos o risco de haver esse tipo de problema, uma vez que os alunos tinham acesso a uma grande variedade de livros disponibilizada em várias estantes e que a escolha poderia ser igual ao do colega. Que ele poderia ter o livro na palma da mão, em qualquer lugar, e também poder ouvi-lo. Sem falar das atividades variadas que contemplam os descritores e a avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias em cada faixa série”, afirma a coordenadora.

Colégio Anglo Módulo

Estudantes do Colégio Anglo Módulo durante momento de leitura na Plataforma Elefante Letrado

Plataforma Elefante Letrado

Durante o período experimental da Plataforma, houve uma enorme aceitação tanto por parte dos professores como dos alunos e famílias. Trabalhando com a Plataforma no Fundamental I desde o começo de 2018, já foram lidos no primeiro bimestre 5.317  livros (29,5/aluno) e ouvidos 2.986 (16,55/aluno).

“Como estamos ainda no primeiro ano de implantação, acredito que seja prematuro dar um posicionamento de resultados em relação à proficiência da leitura. Porém, os números falam por si: quando um único aluno leu 99 livros em um bimestre, além do que mostram os dados já citados, a melhora do índice é inquestionável. Podemos fazer uma comparação com o projeto anterior, em que um aluno matriculado desde o início do ano letivo poderia ler em torno de 20 livros por ano. Resultado facilmente conseguido em um único bimestre deste ano”, comemora.

São nove salas, do 1º ao 5º ano, com cerca de 180 alunos. Sete professores, uma coordenadora de área e uma coordenadora pedagógica envolvidos no projeto. “Como a escola tem um espaço próprio para o desenvolvimento de atividades em plataformas digitais, com tablets e fones de ouvido, denominado TEC LAB, o momento de leitura e de desenvolvimento das atividades da plataforma é desenvolvido dentro de uma tranquilidade e harmonia, possibilitando aulas diferenciadas e de grande possibilidade de aprendizado”, diz a coordenadora.

Colégio Anglo Módulo

Através da Plataforma Elefante Letrado, os alunos do Colégio acessam os mais de 500 livros digitais.

Alfabetização

Rosângela explica que o processo de alfabetização da escola é lúdico, com estímulo partindo do alfabeto. O trabalho vai além do material didático apostilado, uma vez que há quadro bastante diversificado de conhecimento entre os alunos. Em todas as salas, eles contam com uma pequena prateleira. Ao término das atividades de classe, têm autonomia para escolherem um livro ou gibi e aguardarem os demais concluírem.

E hoje contam com o trabalho com o Elefante Letrado e o serviço de gravação de leitura do aplicativo. Com o livro físico, há leitura de atividades variadas em voz alta, apresentação e exposição de trabalhos, entre outros. O acesso e contato com o livro físico não se perdeu. A escola dispõe de uma pequena biblioteca que está em expansão. E os alunos têm autonomia para escolher livros e levá-los para casa ou durante o intervalo. As professoras também trabalham com o livro físico e digital, fazendo atividades e ações que possam haver uma interação entre os dois materiais. 

Resultados

Ainda não há parâmetros históricos comparativos nos avanços em relação à alfabetização e compreensão leitora. Contudo, já foi percebida uma melhora na atenção, concentração e na própria produção de texto. Houve, inclusive, um ganho significativo em todas as demais disciplinas, uma vez que a interpretação de textos e consequentemente formulação de resposta (produção de texto) não se restringe a disciplina de Português.

“Como a partir dos quartos anos trabalhamos com professores específicos e habilitados em suas disciplinas, em nossas reuniões pedagógicas eles interagem de maneira multidisciplinar. E a professora responsável pelo Elefante aponta que há um determinado livro que aborda um conteúdo que está sendo visto em Ciências, por exemplo. Esse material passa a ser trabalhado, reforçando e diversificando a fixação deste conteúdo.”

Por meio do projeto, tem sido possível detectar problemas com relação à própria leitura. Principalmente quando o aluno passa a responder às atividades propostas para os livros. Uma vez que elas trabalham com habilidades e competências de uma faixa etária em que pressupõe-se que o aluno domine. Ao deparar-se com esses erros, a professora já possui um diagnóstico do que deve ser trabalhado para o desenvolvimento das habilidades que apresentam maior dificuldade. 

Família

Há ainda a necessidade de ter uma participação mais efetiva em casa, explica Rosângela. Por isso, na última reunião de pais do Colégio Anglo Módulo, foram apresentados relatórios com os resultados individuais. E foi percebido que os pais mais participativos elogiaram a Plataforma.

“Alguns ainda estão se familiarizando com a nova proposta de leitura, acessível e muito rica de títulos, possibilidades pedagógicas e entretenimento”, conta.

Há ainda a entrega de certificados para os alunos que leem mais livros, e criação de rankings atualizados semanalmente.

Já os professores, segundo Rosângela, estão se aprofundando cada vez mais nas diversas funcionalidades da plataforma. Desde os diferentes relatórios, livros de cada estante, atividades e os descritores que são trabalhados nas questões apresentadas e que reforçam a gestão de trabalho e de resultados. Assim como o uso dos jogos que, além de ser um fator motivacional e estimulante, dá a possibilidades de desenvolver, de maneira significativa, um ganho na participação, interação entre eles e seus pares. Possibilitando, dessa forma, uma aula diferenciada e até de protagonismo. 

Colégio Anglo Módulo

Desde o início de 2018, 5.317 livros já foram lidos pelos alunos no Elefante Letrado, obtendo uma média de 29,5 obras por criança.

Protagonismo

O Colégio Anglo Módulo trabalha com o desenvolvimento do protagonismo do aluno, buscando sua autonomia com responsabilidade. Por isso a necessidade do aluno fazer uso da fala para interagir e atuar de maneira ativa.

“O Elefante dá condições para os professores intervirem de maneira imediata, pois a própria plataforma possibilita uma série de intervenções como a gravação de um trecho do livro em voz alta, dar um novo final ao livro (trabalhando a produção de texto/escrita) e sua leitura, um novo título, produção de textos coletivos. Isso tira o professor da sua zona de conforto. Deixa os alunos assumirem as ações em sala. E faz do professor um mediador e provocador para novas possibilidades, que não somente da leitura passiva de um livro na plataforma”, pontua.

A Escola oferece aulas em laboratório de ciências e anatomia, horta, aulas bilingues em inglês e espanhol entre outros programas. O laboratório de Informática e um espaço chamado TEC LAB disponibilizam tablets e fones de ouvido. Nesse espaço, o aluno pode estudar, acessar as outras plataformas de pesquisa, fazer tarefas e participar de monitorias. No segmento do Ensino Fundamental I, os alunos podem navegar nas apostilas digitais, pois todo o material é digitalizado.

Colégio Anglo Módulo

“O Colégio Anglo Módulo tem como missão “abrir mentes e corações para promover um aprendizado significativo que ajude desenvolver projetos de vida”. É uma prática diária, buscar várias maneiras de tornar esse aluno um ser pensante, autônomo, crítico e participante da vida escolar e da nossa comunidade. Temos projetos para desenvolver essas habilidades. O Elefante Letrado contribui de maneira significativa, uma vez que a leitura abrirá possibilidades reais de desenvolver as habilidades e competências para que esse aluno consiga desenvolver o seu projeto de vida”, finaliza.

Conheça a Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Agende uma demonstração e descubra como estimular o hábito da leitura de seus estudantes.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!