Existe correlação entre velocidade na leitura e compreensão leitora?

Compreensão leitora: A fluência de leitura advém do desenvolvimento das representações fonológicas das palavras e da capacidade em processá-las rapidamente. Crianças em início de escolaridade tendem a ler mais lentamente, evidenciando falta de reconhecimento automático dos grafemas e, por consequência, demandando maior custo de processamento cognitivo. 

Pesquisas como a de Fuchs, Fuchs & Hosp (2001) têm sugerido a existência de uma relação entre as habilidades de fluência e as de compreensão na leitura. Os pesquisadores argumentam que a fluência na leitura oral, por ser uma performance complexa e multifacetada, pode ser usada como uma forma confiável de caracterizar a perícia na leitura. A criança que lê com precisão e rapidez – fluência – é capaz de destinar a sua atenção para a compreensão do texto.

compreensão leitora

Os leitores que são capazes de atingir certo grau de fluência gerenciam o texto mais suavemente e têm maior sobra de energia mental para atribuir significado às palavras que decodificam, alcançando a compreensão leitora com menor esforço que os leitores não fluentes. 

Com a Plataforma de Leitura Elefante Letrado,  os educadores podem acompanhar a evolução da velocidade da leitura de seus alunos! É possível solicitar às crianças, a cada trimestre, a gravação de trechos de livros previamente selecionados. A plataforma de leitura oferece o recurso da gravação e os áudios dos estudantes ficam disponíveis para os professores fazerem uma avaliação do progresso da velocidade de leitura das crianças ao longo do ano letivo. Dessa forma, também se obtém fortes indícios da evolução da compreensão leitora de cada um dos alunos.

Referência:
Lilian Kotujansky Forte, in FONOLÓGICA, 11 DE JUNHO DE 2014.

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