Dia do Diretor Escolar | A escuta sensível como combustível para a transformação da escola

No dia 12 de novembro, celebramos um profissional cujo papel é fundamental por ter a grande missão, juntamente com sua equipe, de inspirar seus liderados e de fazer a gestão da escola, tornando-a referência de ensino, aprendizagem e humanização: é dia do diretor de escola! Não é uma tarefa fácil, porém, é necessária em função do impacto que a educação tem na transformação da cultura de uma sociedade e na constituição de um país próspero. Além de fazer a escola funcionar, respeitando todos os atos legais, cabe ao diretor incentivar e inspirar professores, colaboradores e estudantes.

Muitas vezes, abdicamos de muitas coisas em face da responsabilidade que temos em ser coerentes com a missão da escola e com a entrega que precisamos fazer à nossa comunidade. Cabe a nós uma busca contínua de conhecimento para, com olhar de águia, alçar voos mais altos e nunca perdermos a capacidade de ousar. O olhar sistêmico, estratégico e humano precisa ser diário e não pode ser substituído pela tecnologia. Precisamos desenvolver altas performances não apenas acadêmicas, mas também humanas, espirituais e socioemocionais. O mundo muda com a transformação das pessoas.

Fora a gestão administrativa, acadêmica e de recursos humanos, ainda temos a responsabilidade de sermos fiéis aos princípios e valores da mantenedora a qual representamos. 

Diretor

Faz-se necessária uma visão macro e que não negligencie as partes para gerenciar o presente e prospectar o futuro. Para isso, escuta constante é essencial. A nossa gestão é um ato coletivo, em benefício dos estudantes; seu objetivo é buscar respostas para as necessidades urgentes e os desafios de várias ordens. E como não somos capazes de responder ao que não temos capacidade de escutar, a escuta é um atributo que precisa ser desenvolvido e lapidado diariamente.

Neste tempo, em que tudo muda rapidamente, os desafios são muitos. Precisamos nos reinventar continuamente para atender às demandas de uma sociedade que requer novos perfis de estudantes. 

Como diretora, minha maior realização está em acompanhar o crescimento das crianças, dos jovens e de toda a comunidade educativa, na qual nos constituímos e concebemos o devir.  Perceber o orgulho do pertencimento traz a certeza de que cada desafio, cansaço e entrega exaustiva valeram a pena. O sentido do que fazemos é expresso em atitudes que transformam!

Parabenizo, hoje, cada diretor que, como eu, mesmo em tempos desafiadores, buscou se reinventar e manter acesa a chama da esperança. Na gestão do presente, assumimos a responsabilidade com o amanhã, afinal, a educação é fundamental na construção de uma sociedade eficiente, eficaz e equânime.

Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora do Colégio Santa Inês

Comentários (2)

  1. Aldeni Souza Carvalho
    novembro 12, 2021 at 12:35 pm Responder

    Boa tarde!
    Que inda mensagem da diretora Ir. Celassi a motivação e o desejo de gerenciar e ao mesmo tempo de prender é que nos encoraja cada dia nesse processo educacional.
    Amo o que faço e faço prazerosa.
    Abraços!!!

    • Elefante Letrado
      novembro 18, 2021 at 9:52 am Responder

      Obrigada pela sua mensagem, Aldeni! A Ir. Celassi é uma grande diretora. Ficamos felizes em saber que o artigo inspirou você! <3

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!

Fale Conosco

+55 51 3407-8090
suporte@elefanteletrado.com.br