13 obras publicadas por autores de diferentes países de língua portuguesa

Annete Baldi

Dia Mundial da Língua Portuguesa | Você sabe em que países se fala a Língua Portuguesa? Se você pensou “Em todos ou em quase todos”, você está parcialmente correto/a, pois ela está entre as cinco línguas mais faladas do Planeta! São mais de 270 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, segundo o Novo Atlas da Língua Portuguesa (2018).

Agora lá vai outra pergunta, um pouquinho mais difícil. Você sabe em que países o Português é língua oficial? Se pensou “Dois” (Brasil e Portugal), errou! Se foi um pouco além e respondeu “Três” (incluindo Moçambique), também errou! Pois a resposta correta é “Nove”! Sim, são nove os países em que o nosso querido e lindo Português é a língua oficial, ou uma das línguas oficiais. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Por conta do fato de estar presente em mais de um país, tendo diversos centros de interação e cada um com sua norma nacional, a Língua Portuguesa é chamada de língua pluricêntrica. Ela é a mesma e, ao mesmo tempo, diferente!

A data de 5 de maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

Uma dica para quem quer saber mais sobre o pluricentrismo e sobre os países membros da CPLP é navegar pelo site https://www.cplp.org/. Se tiverem quatro minutos agora assistam ao vídeo do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa (Timor Leste), com a sua mensagem para este 5 de maio: https://youtu.be/TN6da3xWIY8

Apesar de toda essa presumida diversidade, ainda existe bicentralidade no ensino da língua como Língua de Herança (PLH) ou Língua Estrangeira (PLE) quando se discute que Português ensinar: “O europeu ou o brasileiro?”… Para a sorte dos futuros falantes de Português espalhados pelo mundo afora, existem muitos pesquisadores atualmente trabalhando e espalhando suas ideias pela valorização de TODAS as variedades da Língua Portuguesa nas salas de aula. Nós, aqui na plataforma Elefante Letrado, estamos juntos nessa!

Conheça as obras que fazem parte do acervo, publicadas por autores de diferentes países de Língua Portuguesa:

Autores de Angola

língua portuguesaRainha dos estapafúrdios, de José Eduardo Agualusa (Q)

língua portuguesaRio Sem Margem, de Zetho Cunha Gonçalves (T)

Autores de Moçambique

língua portuguesaIthale – Fábulas de Moçambique, de Artinésio Widnesse (T)

Autores de Portugal

língua portuguesaCom o tempo, de Isabel Minhós Martins (F)

língua portuguesa
Avô, conta outra vez, de José Jorge Letria (I)

língua portuguesaBrincar com as palavras, de José Jorge Letria (J)

língua portuguesaTodos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos, de José Luís Peixoto (J)
língua portuguesaVersos para os pais lerem aos filhos em noites de luar, de José Jorge Letria (L)

Antologia com diversos autores de Países de Língua Portuguesa

língua portuguesaDima, o Passarinho que Criou o Mundo (X)

Sobre a Língua Portuguesa

língua portuguesaDe onde vem o Português?, de Susana Ventura (J)

Rimas de lá e de cá, de José Jorge Letria e José Santos (Q)

língua portuguesaO oceano é uma encruzilhada, de Chris Dias (S)

língua portuguesaViagem às terras de Portugal, de José Santos (S)

Solicite um orçamento para a sua escola!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!