Dia Mundial do Meio Ambiente: aborde o tema em sala de aula através da leitura

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Nesse contexto, uma das maneiras de chamar a atenção para a data, além de trabalhar as questões ambientes, é debatendo em sala de aula com os alunos. Uma forma lúdica e concreta de estimular a educação ambiental é por meio da leitura de histórias que abordam o tema, sendo um passo essencial para a conscientização das novas gerações.

Pensando nisso, a Plataforma de Leitura Elefante Letrado tem em seu acervo uma curadoria especializada, com mais de 40 obras que abordam temas sobre o meio ambiente e sobre as mudanças climáticas, possibilitando que as crianças compreendam a importância do assunto, de maneira prazerosa, mas sem deixar de lado o conhecimento e o aprendizado.

Entre os exemplares disponíveis na plataforma, destacam-se os livros do escritor e ambientalista Nilvo Silva, que tratam de assuntos sobre mudanças climáticas. Um ponto essencial de questionamento é abordado sobre a relação entre o meio ambiente e as mudanças climáticas. Nesse espaço de compreensão, as mudanças climáticas acabaram se tornando um tema acessório, apenas como uma questão no todo – o que é um equívoco, porque elas estão estrita e indissociavelmente relacionadas ao meio ambiente, uma vez que não é possível separar um de outro. Sendo assim, é imprescindível trabalharmos de forma conjunta em relação aos dois assuntos, chamando a atenção para a relação entre os dois pontos.

Em conversa com o nosso blog,  Nilvo Silva comenta sobre a importância de falarmos com as crianças desde cedo sobre o que vem ocorrendo com o meio ambiente e também sobre a necessidade de preservação ambiental.

“É importante falar sobre assuntos ambientais com as crianças no começo da vida delas, pois elas estão formando a visão de mundo, tem muito mais abertura para olhar para o que precisa ser modificado. É inevitável falarmos com as crianças sobre esses assuntos. Tem muita coisa acontecendo e falar sobre esses temas, por um lado, é proteger as crianças”, destaca o ambientalista.

COMO TRABALHAR O TEMA EM SALA DE AULA

Em questionamento ao escritor sobre como o tema poderia ser abordado em sala de aula com as crianças, ele responde:  “As questões, os fatos, precisam ser colocados para as crianças. Nós, adultos e ou educadores, não precisamos partir do ponto de vista que precisamos dar a resposta para todas as perguntas que fazemos. As crianças podem processar os fatos e também ter suas próprias respostas, mesmo que sejam as coisas mais cheias de imaginação. A escola é um lugar de acolhimento, de abrigar essas ansiedades. A linguagem precisa ser diferente, mas precisamos falar com as crianças para que elas se antenem, procurem informações, formem seus próprios juízos”, salienta.

O escritor e ambientalista ainda complementa: “É necessária uma preparação. O professor precisa saber o que está acontecendo, precisa estar informado, ter abertura para trabalhar as milhares de perguntas que vem: os porquês, como assim, etc. Pergunte para as crianças, converse com elas sobre o assunto, explique o que está acontecendo. Talvez a resposta deste grande questionamento esteja com as próprias crianças. Pergunte à elas: como podemos falar e trabalhar questões sobre o meio ambiente em sala de aula?”, sugere Nilvo.

CONHEÇA AS OBRAS DE NILVO SILVA

Use a leitura como uma ferramenta para debater o tema em sala de aula. Acesse a Plataforma de Leitura Elefante Letrado e conheça as obras de Nilvo Silva e dezenas de outros autores.

Sugestão de leitura: Mudamos o clima. E agora?
Na obra indicada, o autor traz textos informativos atualizados e com linguagem de fácil entendimento para os leitores. Além disso, apresenta a situação do clima no planeta, as causas e as consequências das mudanças climáticas e as iniciativas que vêm sendo feitas (ou não) por Organizações não Governamentais (ONGs), instituições ligadas ao tema e lideranças mundiais.

Sugestão de leitura: Um engarrafamento elétrico
Narrada em primeira pessoa, a segunda obra de Nilvo Silva apresenta crônicas que trazem as mudanças climáticas para o cotidiano e para a nossa imaginação: escolhas e possibilidades de mudança, dúvidas, olhares críticos, contradições, atitudes de cuidado uns com os outros e com a vida não humana.

Neste mês de junho, o autor fará o terceiro lançamento de uma obra sua, que também estará disponível na plataforma. O terceiro livro trará entrevistas com personalidades que trabalham com grandes e coletivas causas. Em breve mais uma grande novidade no acervo! 

Solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores pedagógicos  através deste link e conheça todas as obras disponíveis na plataforma!

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!

Fale Conosco

+55 51 3407-8090
suporte@elefanteletrado.com.br