Gravação dos meus alunos: nova tela de acompanhamento da aprendizagem!

Das tantas contribuições das neurociências para o ensino da leitura, há uma em especial que precisaria ser constante nas práticas docentes junto a estudantes dos Anos Iniciais:  o trabalho intencional para a aquisição da VELOCIDADE DE LEITURA.

Leitores  lentos, que não automatizaram a relação fonema/grafema e ainda são iniciantes nos movimentos sacádicos da leitura*, encontram enorme dificuldade para se apropriar do significado de um texto. Isso mesmo: quanto mais fluente for o leitor, tanto melhor será sua capacidade de compreender o que lê.

Foi por isso que o Elefante Letrado desenvolveu uma nova tela de acompanhamento para os professores. Num só lugar, eles encontrarão todas as gravações dos áudios de leitura de seus alunos, podendo aferir o quanto as crianças estão evoluindo na fluência. Eles ainda poderão registrar se a velocidade de leitura de cada um de seus alunos está avançada, adequada, em nível básico ou abaixo do básico – reconhecimento importante para bem selecionar as estratégias de ensino que serão utilizadas para cada estágio de desenvolvimento na leitura.

* Os movimentos sacádicos, ou simplesmente “sacadas”, estão entre os movimentos oculares melhor conhecidos e estudados para entender a dinâmica da leitura.

1. No menu do professor, clique em “Relatórios”.

2. Selecione a opção “Gravações dos meus alunos”.

3. Selecione as opções de filtro desejadas e clique em “Pesquisar”. A lista de gravações realizadas pelos seus alunos irá aparecer na tela. Para escutar, clique no “play”. Agora, selecione a opção que mais de adequa à avaliação da fluência do estudante: Abaixo do Básico, Básico, Adequado ou Avançado. Esta avaliação será exibida apenas no seu relatório.

4. Clique no ícone ao lado para registrar uma observação sobre a leitura do estudante. Caso desejar, você também pode clicar na lixeira para remover a gravação. Também é possível fazer o download do áudio do aluno clicando nos três pontinhos, ao lado da gravação.

5. Após escrever a observação, clique em “Salvar”. Lembre-se de que esta anotação ficará só disponível para você.

6. Pronto! Agora é só realizar o mesmo processo com as demais gravações! 🙂


Experimente grátis o Elefante Letrado na sua escola!

O Elefante Letrado está disponibilizando 30 dias de acesso gratuito à plataforma. Para saber mais, cadastre-se em nosso formulário através deste link.

 

Comentários (2)

  1. Rosangela Caixa
    julho 10, 2021 at 4:06 pm Responder

    Agradeço as melhoras implementadas. Uso essa ferramenta como incentivo a mais de leitura para os alunos. Gosto de avaliar com eles as gravações de leitura e depois definimos as metas de comum acordo.

    • Elefante Letrado
      julho 12, 2021 at 11:16 am Responder

      Que ótimo saber disso, Rosangela! Obrigado pelo seu feedback! É muito importante saber que as novas funcionalidades estão fazendo sentido para vocês! <3

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!

Fale Conosco

+55 51 3407-8090
suporte@elefanteletrado.com.br