Hábito da leitura e Elefante Letrado: como incorporá-los na rotina da turma

Com o início do ano letivo, é importante refletir sobre como incorporar o hábito da leitura (e o Elefante Letrado) na rotina dos alunos. Nosso time preparou algumas dicas para ajudá-los nessa tarefa.

  1. Reserve um tempo de leitura no seu cronograma
    Elefante Letrado

A seleção de um tempo específico de leitura, a ser incluída no cronograma de trabalho com sua turma, deve ser intencional. Não deixe que esta prática aconteça somente nas horas livres ou quando “sobrar tempo”. Garanta tempo planejado para desenvolver o hábito da leitura em aula e incentive que os estudantes também o desenvolvam em casa. 

No Elefante Letrado, é possível acompanhar o tempo de leitura das turmas e de cada estudante. Nossa sugestão é de que os alunos leiam 20 minutos por dia, 4 vezes por semana (totalizando 69 horas ao ano). Preparamos um vídeo sobre isso, neste link

  1. Estabeleça metas de leitura
    Elefante Letrado

Você pode estabelecer metas de leitura semanais e/ou mensais. Peça auxílio da turma para traçar alguns dos objetivos e mescle a leitura de livros indicados por você com a leitura de obras de escolha livre. Desse modo, você garante que os alunos tenham autonomia na seleção dos livros, além de assegurar que eles leiam obras no seu nível de proficiência. Segue abaixo uma sugestão de trabalho. 

Crie um cartaz para a turma com Semana 1, Semana 2, Semana 3 e Semana 4 já impressas e lamine o pôster. Assim, você poderá escrever no cartaz, com marcador, o nome do mês e as metas de leitura. 

Prenda o cartaz na parte central superior e inferior, deixando as bordas laterais livres para que os alunos coloquem prendedores com os nomes. Os estudantes mudam o prendedor à medida que completam as tarefas de casa (que podem ser dadas na segunda-feira e ter, como prazo para finalização, a segunda-feira da semana seguinte, por exemplo). 

No final de um bimestre, trimestre ou semestre, você pode entregar para cada aluno o certificado e o relatório de leitura gerados pela plataforma, com a evidência do trabalho desenvolvido.

leitura

Tornar o propósito visível, como no exemplo acima, aumenta a motivação dos alunos e estimula, neles, atitude para identificar oportunidades de desenvolvimento do raciocínio e da aprendizagem.

  1. Convide a comunidade escolar para ler na escola
    Elefante Letrado

Você pode convidar funcionários da escola e/ou responsáveis pelos alunos para ler uma obra/um trecho ou recitar um poema, por exemplo. Como sugestão, esse momento pode acontecer no início ou no final das aulas, quando, em alguns casos, os responsáveis vão à escola para levar ou buscar os estudantes. 

Caso isso não seja possível, você pode pedir para que os responsáveis se gravem lendo obras da plataforma. A ideia é promover discussão sobre um livro e trabalhar a contação de histórias. Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), o Eixo da Oralidade envolve “a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões envolvendo temáticas e outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação”.

  1. Grave leituras com seus alunos
    Elefante Letrado

Estimule os alunos a utilizarem o recurso de gravação de áudio, do Elefante Letrado. Você pode solicitar a gravação de pelo menos uma obra/um trecho por mês. No final de um período estipulado, os alunos poderão ouvir suas gravações e analisar o desenvolvimento da fluência, ampliando, segundo a BNCC (2018), “a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento)”.

FONTES:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em:  <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

Visible Thinking. Disponível em:  <http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/VisibleThinking1.html>.

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