A importância de desenvolver o hábito da leitura na infância

hábito da leitura – Elefante Letrado – 28/03/2018.

O hábito da leitura é imprescindível para o desenvolvimento das crianças. É importante estimulá-las desde os primeiros anos de vida a terem contato e apreço pelos livros. Sabe-se, também, que a leitura é a principal ferramenta para a construção de uma educação de qualidade. Isso porque auxilia no processo de aprendizagem de habilidades essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. Acima de tudo, a leitura abre caminhos únicos para a compreensão do mundo.

Como o hábito da leitura pode ser estimulado desde cedo?

É necessário compreender que a leitura deve ser apresentada às crianças como algo prazeroso. Dessa forma, a criança não irá associar os livros a uma atividade vista, geralmente, como uma obrigação. Desde o primeiro ano de vida, é possível fazer com que elas se familiarizem com os livros.

A presença de cores chamativas, texturas diferenciadas e fantoches são ótimos elementos para atrair a atenção dos pequenos. Há opções até para bebês, feitas de tecido ou de plástico, para que eles realmente brinquem com os livros. Obras com sons, desenhos e capas personalizadas também colaboram para a criação do hábito da leitura desde cedo – já que despertam, ao mesmo tempo, outros sentidos.

De que forma a leitura colabora para o desenvolvimento das crianças?

Além dos benefícios para o desempenho escolar, o hábito da leitura promove o aprendizado de diversas habilidades fundamentais. Dentre os benefícios intelectuais e de apoio ao aprendizado escolar estão as habilidades de escrita, interpretação de texto, ampliação do vocabulário e familiaridade com formações textuais adequadas às normas da língua. O contato com textos variados gera um maior repertório para atividades escolares e amplia a comunicação.

A leitura e o contato com diferentes histórias estimulam a criatividade e a imaginação, contribuindo para a construção do conhecimento. Sendo essencial para a formação de cidadãos, ela não apenas propicia o aprendizado cultural e ético, como também favorece o desenvolvimento emocional e das relações pessoais. Portanto, o impacto que o hábito da leitura tem na formação das crianças é muito significativo.

Qual o papel dos educadores?

Ainda que o contato com livros em casa seja importante, os educadores exercem um papel fundamental para o aperfeiçoamento do hábito da leitura das crianças. Portanto, os professores e gestores das escolas precisam fazer um trabalho consolidado quando o assunto é estímulo à leitura. Em sala de aula, educadores têm uma enorme influência nos alunos. Por esse motivo, devem se preocupar em promover atividades que façam com que as crianças se sintam livres para interagir com os livros e histórias. Afinal, elas precisam estar motivadas a participar das atividades e se divertir com o que estão lendo.

Para isso, é preciso identificar o estágio da criança para a indicação de livros, de acordo com sua idade e nível de leitura. Entender os gostos, antes de propor obras, para escolher aqueles que estejam ligados aos interesses da criança, é essencial para fazer com que ela tenha vontade de ler. Também, é necessário observar os elementos que chamam a atenção e comentar as histórias para auxiliá-las a entender e contextualizar as informações, sempre respeitando os limites de cada um.

Hoje, já existem ferramentas que auxiliam escolas e professores a aproximarem as crianças do universo da leitura, em diferentes formatos. Com o uso da internet e ferramentas digitais na educação, o acesso a diferentes livros e o acompanhamento da evolução dos alunos tornaram-se mais fáceis. E, nesse caso, as instituições precisam acompanhar as evoluções da área e usar as novas tecnologias ao seu favor.

Você sabia que a tecnologia também pode colaborar para o ensino da leitura? Entenda melhor como recursos tecnológicos podem ser usados por gestores e professores.

Siga o Elefante Letrado no Facebook

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!

Fale Conosco

+55 51 3407-8090
suporte@elefanteletrado.com.br