Língua Portuguesa ganha cada vez mais destaque mundialmente

Derivada do latim, a Língua Portuguesa é, atualmente, a mais falada no Hemisfério Sul e a sexta mais falada do mundo. Mais de 260 milhões de pessoas têm o idioma como língua materna.

O português é a língua oficial de nove países: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique e Timor-Leste. Apesar de ter a mesma referência que países europeus como Itália e Portugal, no Brasil, influências indígenas e africanas ajudaram a originar as especificidades do “Português brasileiro”.

Enquanto na Itália foi implantado um latim mais moderno, no Brasil o Português tem mais referências do latim arcaico. Especialmente quando sob o ponto de vista gramatical.

Neste último quesito, a Língua Portuguesa se aperfeiçoou ao longo do tempo. Em 2009, entrou em vigor um Novo Acordo Ortográfico que apresentou mudanças significativas sobre acentuação e formas verbais.

Língua portuguesa apresenta grande valor cultural

Em maio desse ano a Organização das Nações Unidas (ONU), realizou uma celebração para comemorar o dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, (Cplp), em sua sede, em Nova Iorque. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou a diversidade da comunidade falante da Língua Portuguesa. Guterres, reforçou, ainda, que o Português têm a capacidade de promover a união de habitantes de todos os continentes.

O idioma se torna cada vez mais relevante pelo mundo afora por suas referências culturais. Diversos escritores, músicos, entre outros profissionais de países, cuja língua-mãe é o Português, são consagrados em seus campos de atuação, por todo o mundo. Este é o caso de escritores como Luís de Camões e Machado de Assis e do músico Tom Jobim.

Aprender Português também representa uma vantagem competitiva no mundo dos negócios. Isso porque o Brasil, por exemplo, é um país com grande importância no cenário comercial. Apesar da crise econômica enfrentada pelo país, o Brasil ainda tem uma boa representatividade econômica. Sendo assim, o interesse pela Língua Portuguesa se amplia quando o assunto são negociações, investimentos e oportunidades de trabalho.

Diante desse cenário, evidencia-se a necessidade de reforçar, desde cedo, o ensino da Língua Portuguesa no Brasil e no mundo. No ano passado, 2017, o movimento Todos pela Educação revelou dados preocupantes. Cerca de 27,5% dos estudantes do ensino médio têm aprendizado adequado em Língua Portuguesa.

No entanto, existem hoje diversas ferramentas digitais que podem ajudar nesse processo de aprendizado. A principal vantagem é que essas plataformas digitais colaboram para a entrega de um ensino mais personalizado e interativo. Consequentemente, os estudantes se sentem mais estimulados a se apropriar dos conteúdos ensinados.

Plataformas digitais são aliadas no ensino de português

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 2 mil e 500 crianças, em escolas de cinco estados, usam a plataforma Elefante Letrado como uma ferramenta de apoio para o ensino da Língua Portuguesa.

A plataforma reúne centenas de obras em português e inglês, de diferentes autores, em uma biblioteca digital com jogos pedagógicos. O objetivo é incentivar o hábito de leitura e compreensão leitora em estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

O Elefante Letrado também contribui para a melhora de um grave problema educacional. Segundo um relatório publicado em março deste ano pelo Banco Mundial, os jovens brasileiros levariam mais de 260 anos para atingir o nível de leitura de estudantes de países desenvolvidos.

Por meio do Elefante Letrado, os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos e seus níveis de proficiência em leitura. Com os resultados, torna-se mais fácil ajudar os alunos com suas principais dificuldades. A ferramenta pode ser acessada por diferentes plataformas: computadores, tablets e smartphones.

Se você gostou desse conteúdo aproveite para conferir as outras matérias publicadas no blog, clicando aqui.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!