Mapas mentais: como trabalhar os elementos da obra com os alunos

Os gráficos organizadores são mapas mentais que auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades de compreensão de textos, a elaborar estratégias de leitura e a sistematizar informações!

Assim, os gráficos organizadores contribuem na construção de significado, uma vez que oferecem ao leitor a oportunidade de explorar a relação entre conceitos e a tornar visível o pensamento.

Veja abaixo algumas das habilidades trabalhadas com os gráficos organizadores:

Identificar os elementos de uma história e entender como eles se relacionam podem ser algumas das habilidades trabalhadas com os gráficos organizadores. Deste modo, ele terá uma dimensão maior da narrativa.

Mapas mentais

  • Quais são os personagens da história?
  • Em quais lugares e quando a história acontece?
  • Qual o problema central do enredo?
  • Quais eventos direcionam para a solução do problema?
  • Como a história termina?

Nem sempre, os elementos da obra estão explícitos em um texto. Por isso, é importante identificar as “pistas” deixadas pelo autor ao longo da narrativa. Exemplo: “As ilustrações nos dão uma ideia de quando ou onde a história acontece?”.

Identificar os elementos da história é uma das estratégias que fazem com que o leitor parta para níveis mais complexos de interpretação de texto, como estabelecer a relação entre as imagens e o enredo, identificar e analisar o ponto de vista dos personagens, perceber como os personagens mudam ao longo da narrativa e fazer inferências.

Referência
The CAFE Book: Engaging All Students in Daily Literacy Assessment and Instruction – Gail Boushey e Joan Moser, “The Sisters” – 2009

Quer elevar os índices de leitura dos seus alunos? Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!