Morro Reuter: práticas de leitura que inspiram

Morro Reuter respira leitura. No coração da cidade, um Obelisco de Livros materializa, em forma de monumento, a paixão dos habitantes pela Literatura. 

Visitar as escolas do município é testemunhar a força do trabalho de formação conjunta entre diretores, coordenadores, professores, comunidade escolar e alunos. Em 7 meses, os 202 alunos da rede municipal de educação leram, na Plataforma Elefante Letrado, um total de 20.290 livros. Cada estudante leu, em média, 100,44 obras; 14,28 livros lidos por mês. Isso sem contar as obras físicas.

“Os alunos reconhecem quando as obras estão na plataforma e na biblioteca e escolhem as obras não só pela capa, mas pelo relato de outros colegas.”

Para os professores, trabalhar com obras digitais faz com que a leitura de obras físicas cresça.  Na cidade, considerada por muitos como a terra da lavanda, o aroma das flores se mistura ao cheiro das páginas dos livros.

Veja, abaixo, algumas práticas presentes na rotina das escolas:

• Toda a semana, um momento de leitura na Plataforma Elefante Letrado é disponibilizado para os alunos no laboratório de Informática. 

• Algumas salas de aulas possuem um espaço dedicado à leitura de obras físicas e digitais. O “Cantinho da Leitura” foi decorado com almofadas e tapetes. O local é uma extensão da biblioteca dentro da sala de aula. 

Morro Reuter: práticas de leitura que inspiram

“Cantinho da Leitura”

• Uma das escolas possui a “Casa de Leitura Viajante”, uma estante móvel que leva para as salas livros, revistas, jornais e atividades diferenciadas de incentivo à leitura. 

Morro Reuter: práticas de leitura que inspiram

“Casa de Leitura Viajante”

• As senhas dos alunos na plataforma são compartilhadas com os pais, para que a formação do hábito da leitura continue em casa. 

Assista ao vídeo para conferir o trabalho realizado pelas escolas da rede:


Escolas: EMEIEF Professor Edvino Bervian, EMEIEF Rui Barbosa, EMEIEF Tiradentes e EMEIF Professor Francisco Weiler

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Vilma Katia Cavalcante
    fevereiro 6, 2020 at 7:37 pm Responder

    Encantada com o Projeto de Leitura!

    • Elefante Letrado
      fevereiro 7, 2020 at 9:41 am Responder

      Que alegria receber a sua mensagem, Vilma! <3

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!