Como fazer um mural de indicações literárias com os alunos

Quem trabalha com educação sabe da importância de estimular a leitura entre os alunos. Apesar de ser uma tarefa difícil, algumas iniciativas feitas em sala de aula são capazes de despertar um maior interesse pelos livros, como é o caso do mural de indicações literárias.

O intuito do mural é reunir resenhas de livros produzidas pelos estudantes. Além de se familiarizar com um novo formato de texto, eles podem indicar para os demais colegas os livros que mais gostaram de ler.

Confira abaixo as etapas para a criação de um mural de recomendações de livros:

As 4 principais etapas para a criação de um mural de indicações literárias

1. Explicação sobre resenhas literárias

O primeiro passo é coletar indicações literárias publicadas em diferentes mídias (revistas, jornais, sites e blogs). Em duplas ou pequenos grupos, peça aos alunos que leiam as resenhas, analisem sobre o que se tratam e identifiquem pontos comuns entre elas. Para que a atividade seja mais interativa, é interessante fazer com que os pequenos comentem o que descobriram sobre os textos, que podem ser usados como referência quando forem produzir suas próximas resenhas.

2. Escolha dos livros preferidos

Um dos objetivos do mural é fazer com que os próprios alunos escolham os livros que gostariam de indicar para os colegas. Por isso, peça a eles que escolham o seu livro preferido. Afinal, para que eles se sintam estimulados, é essencial que tenham a liberdade de selecionar as suas indicações literárias. A partir dos livros escolhidos, a turma pode produzir seus próprios textos para o mural.

3. Produção das indicações literárias

Com base nos livros selecionados pelos alunos, em duplas ou trios, solicite a eles que produzam novas indicações literárias. Além das resenhas de referência, é possível ajudá-los nessa tarefa mostrando quais informações devem estar contidas no texto, como os nomes dos alunos que o escreveram, o título e autor da obra, gênero, entre outras.

4. Revisão dos textos

A criação de um mural permite estimular a colaboração. Isso porque os próprios alunos devem revisar os textos produzidos pelos outros colegas. Faça com que eles discutam coletivamente aspectos dos textos e os temas das obras. Eles ainda podem sugerir melhorias por meio de comentários aos colegas. Mantendo, dessa forma, a ideia de fazer com que a indicação literária seja de fácil  compreensão.

Dicas importantes para a criação do mural

Visando incluir todos os alunos, é extremamente necessário pensar em flexibilizar essa atividade em sala de aula. Portanto, garanta que os alunos cegos ou com baixa visão, por exemplo, participem de forma ativa. Isso pode ser feito por meio da leitura das resenhas em voz alta e da produção de textos com letras ampliadas e ilustrações.

Não podemos deixar de mencionar também que, muitas vezes, a escolha dos livros pode ser uma tarefa complicada. Hoje já existem ferramentas modernas e inovadoras, como o Elefante Letrado, que possui uma plataforma com inúmeras opções de livros digitais para alunos de todas as idades e com diferentes níveis de leitura.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Maria Neusa dos Santos
    fevereiro 9, 2023 at 3:14 pm Responder

    Amei as sugestões. Com certeza serão muito úteis na composição do planejamento deste semestre.

    • Elefante Letrado
      fevereiro 27, 2023 at 10:25 am Responder

      Que maravilha, Maria Neusa!
      Obrigado pelo seu feebdack!
      Esperamos que este material auxilie nas suas práticas pedagógicas.
      Um abraço,
      Equipe Elefante Letrado

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!