Como as novas tecnologias otimizam o ensino da leitura

novas tecnologias – Elefante Letrado – 19/03/2018.

Por bastante tempo, a escrita dependia de lápis e papel e só podíamos ler histórias nos livros impressos. O mundo mudou, e o acesso à informação e ao conhecimento também. Já não é mais possível ignorar a presença das novas tecnologias no século XXI. Elas fazem parte do cotidiano de adultos e crianças e também da realidade das salas de aula.

A importância das novas tecnologias para a educação

O uso cada vez maior de aparelhos tecnológicos, todos conectados à rede, vem mudando drasticamente a forma como nos relacionamos e interagimos em sociedade. Não seria diferente no caso da educação. A contribuição inicial das novas tecnologias para o ensino foi ampliar o acesso a materiais educacionais e ao conhecimento em geral.

A forma como os diferentes conteúdos passaram a ser apresentados vem tornando os espaços de aprendizagem mais interativos e dinâmicos. Simultaneamente, auxiliam os professores na elaboração de estratégias pedagógicas inovadoras e mais eficientes.

O impacto da tecnologia na aprendizagem da leitura

Ainda que os recursos tecnológicos não resolvam todos os problemas ligados ao ensino da leitura, eles ajudam na superação dos desafios. Por tornar acessível uma enorme variedade de textos e materiais, as tecnologias da informação e comunicação permitem aos alunos maior possibilidade de escolha. Viabilizando, assim, maior autonomia dos estudantes para buscar novas fontes de informação. A sala de aula tem suas possibilidades ampliadas.

Um ótimo exemplo disso é uma iniciativa da professora Fabiana Falcão Lopes, da Escola Projeto Vida, em São Paulo. Ela deu a seguinte tarefa para os seus alunos de 5 anos: pesquisar na internet sobre animais ameaçados de extinção, com o objetivo de criar uma enciclopédia. Para isso, explicou aos alunos como realizar a pesquisa, com ajuda da família. Mesmo sem saber ler, as crianças conseguiram identificar dados sobre peso e altura dos animais, apoiando-se em números e imagens.
Desde cedo, é possível aliar os recursos tecnológicos ao processo de ensino e aprendizagem.

A tecnologia a favor do ensino da leitura

Diversos recursos tecnológicos estão disponíveis hoje para apoiar a prática pedagógica para o ensino da leitura. Jogos, videoaulas e animações, por exemplo, despertam um maior interesse dos alunos de um jeito criativo. Há também as plataformas online que, por meio do uso de inteligência artificial, permitem uma personalização do ensino. Tais ferramentas possibilitam ao professor o acompanhamento do progresso de seus alunos, a fim de propor-lhes atividades, de acordo com as necessidades de cada um.

Para o ensino da leitura, existem plataformas que oferecem essas facilidades e ainda disponibilizam uma grande variedade de livros para diferentes estágios de desenvolvimento em leitura, como o Elefante Letrado. Essa plataforma visa desenvolver o hábito da leitura e a compreensão leitora dos alunos do Ensino fundamental 1. Com o apoio das novas tecnologias, fornece centenas de livros digitais, atividades pedagógicas e relatórios de desempenho às escolas.

Você pode visitar o site do Elefante Letrado e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento dessa plataforma completa para o ensino da leitura.

Siga o Elefante Letrado no Facebook

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!