Na Imprensa | Parceria leva formação em leitura para 200 mil crianças da rede estadual de educação do RS

Plataforma digital Elefante Letrado e Governo do Estado do RS desenvolvem projeto com estudantes do ensino fundamental.

O ano de 2021 demarca a parceria do Elefante Letrado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, iniciada no primeiro semestre. A plataforma digital, que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vem auxiliando no letramento de mais de 200 mil crianças em cerca de duas mil escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Imagem: Jornal Zero Hora, 2021.

Os alunos recebem acesso a um acervo com milhares de livros em português, escritos por mais de 200 autores. Nomes como Machado de Assis, André Neves, Ana Maria Machado e Elias José são alguns dos escritores presentes na plataforma, cuja curadoria seleciona e nivela cada um dos livros de acordo com a fluência e o grau de proficiência dos estudantes em leitura. Aos professores e gestores educacionais, a plataforma fornece relatórios atualizados para acompanhamento do desempenho dos estudantes.

O Elefante Letrado, em parceria com a Secretária de Educação (Seduc) e o apoio logístico das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) que cobrem todas as regiões do Estado, vem realizando lives semanais com as escolas estaduais para apresentar-lhes possibilidades de uso da plataforma. É um momento de leituras compartilhadas. Recentemente, foi lançada a carteirinha de acesso para que os estudantes possam encontrar o acervo de maneira mais fácil e prática, através do site ou aplicativo do Elefante Letrado.

Imagem: O Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE, Fabrício Soares, com o mascote da Plataforma de Leitura e a Antônia, aluna do 4º ano da EEEF Tietboehl que mais leu livros no Elefante Letrado entre os estudantes da CRE 11.

O serviço oferecido vem impactando de forma extremamente positiva na vida das crianças, é o que conta Fabrício Soares, Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE. “A maioria dos nossos alunos não teriam oportunidade de usufruir de todas as funcionalidades de uma ferramenta como o Elefante Letrado se não fosse a parceria com o Governo do Estado. É muito positivo podermos oferecer aos estudantes o uso da plataforma e já estamos conseguindo observar um avanço em diversos pontos como o processo de alfabetização, o letramento, o despertar para o gosto da leitura e também a criação de uma cultura digital ao ter acesso aos mais diversos serviços através do site ou aplicativo”, afirma.

“É um orgulho imenso vermos o Elefante Letrado impactando um número tão grande de crianças em realidades tão diferentes. A parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul proporciona a realização do nosso sonho de tornarmos a plataforma cada vez maior e de ser uma ferramenta de transformação social na vida de pessoas que estão em um momento tão importante como este, o da alfabetização e da construção do hábito da leitura”, afirma Scheila Vontobel, sócia-fundadora do Elefante Letrado. “Estamos realizando essas lives para aperfeiçoar e aprimorar cada vez mais o nosso contato com as crianças e, consequentemente, oferecer o serviço mais qualificado possível, impactando verdadeiramente em suas jornadas”, completa.

Fonte: Coluna Marta Sfredo/Jornal Zero Hora, 05.12.2021.

Comentários (3)

  1. livia
    setembro 29, 2023 at 8:30 pm Responder

    euuuuuu adoooooorooooooooooo o elefanteeeeeeee eleeeeeeeeeeetraaaaaaaaaadoooooooooooo

    • Elefante Letrado
      outubro 16, 2023 at 2:26 pm Responder

      Oba, Fran! Que legal saber que você gosta da nossa Plataforma de Leitura! <3

    • Elefante Letrado
      outubro 16, 2023 at 2:30 pm Responder

      Oba! Muito obrigado pelo feedback, Livia! Ficamos muito felizes com a sua mensagem. 🙂 <3

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!