Português: uma língua plural! Confira as 5 novas obras no Elefante Letrado

O Português está entre as línguas mais usadas na internet e também é uma das línguas mais faladas do mundo, assumindo o estatuto de língua global. Obviamente, dependendo das fontes, a estimativa do número de falantes pode variar, mas geralmente aparece entre as seis primeiras línguas. 

A Língua Portuguesa é a língua oficial em nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, cuja população, no seu conjunto, excede 266 milhões de pessoas (Novo Atlas da Língua Portuguesa, 2018). Não podemos deixar de considerar que a expansão da geografia da nossa língua prolonga-se também pelos territórios por onde vai se estabelecendo a sua diáspora.

O Português é chamado de língua pluricêntrica porque está presente em mais de um país, tendo diversos centros de interação e cada um com sua norma nacional. Assim, a língua é a mesma e, ao mesmo tempo, diferente! Por isso, acreditamos que conhecer variantes dessa língua colabora para a convivência intercultural. 

Quem é usuário do Elefante Letrado já sabe que temos ótimos livros da Editora Peirópolis em nosso acervo. Mas temos uma novidade entre as obras disponibilizadas a partir deste mês na Plataforma: três livros maravilhosos do autor português José Jorge Letria, ilustrados pelo seu filho André Letria, com texto original, ou seja, permitindo aos leitores lerem da forma tal e qual foi escrita em Portugal. Ainda estão entrando dois livros de José Santos, autor brasileiro que morou em Portugal: Rimas de lá e de cá, em co-autoria com José Jorge Letria, e Viagem às terras de Portugal

Renata Farhat Borges, editora e fundadora da Peirópolis, acredita na força de “uma língua portuguesa líquida, que transita entre os países com suas variações, sendo compreendida e admirada como possível”. Essa experiência é um desafio e também uma grande oportunidade, por isso estamos muito felizes em disponibilizá-las para vocês. Boas leituras!

Confira abaixo todas as obras!

1. Livro: Avô, conta outra vez
Autores: José Jorge Letria e André Letria
Nível: S
Sinopse: Que avô ou avó não deseja contar aos netos as histórias que permaneceram na memória da sua infância? Que neto não gosta de ouvir aquilo que os avós, com mais tempo e tranquilidade que os pais, têm para lhes contar? Este livro de José Jorge Letria e André Letria, pai e filho com vasta obra já criada em parceria, celebra esses momentos mágicos que são os de partilha de memórias e de comunicação afetuosa entre os mais velhos e os mais novos, todos sem idade no momento da festa de contar e ouvir contar. Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações.

Português

2. Livro: Rimas de lá e de cá
Autores: José Jorge Letria e José Santos
Nível: T
Sinopse: Neste livro de rimas, a grande vedete é a língua portuguesa, que salpica novos significados quando atravessa de cá pra lá e de lá pra cá as pontes entre o Brasil e Portugal. Dois Josés, um português, outro brasileiro, brincam com os múltiplos sentidos da linguagem e da cultura dos dois países, demonstrando o quanto pode ser divertido desvendar o ritmo e o rebolado da nossa língua-mãe.

Português

3. Livro: Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar
Autores: José Jorge Letria e André Letria
Nível: S
Sinopse: Este é um livro de versos carregados de ternura e imaginação que pretende fazer a ponte entre pais e filhos, entre avós e netos, num tempo cada vez mais vazio de sonho e de afeto. Um livro que será lido com prazer pelos mais velhos para os mais novos, para incutir neles a paixão pela leitura. Um livro de todas as idades e para todas as idades que guarda em si, intacto, o tesouro da infância. Versos onde se cruza a lembrança do passado com o sabor do futuro. Um livro em que a poesia é vivida como um ato de amor. Para ler e recordar sempre.

Português

4. Livro: Os animais fantásticos
Autores: José Jorge Letria e André Letria
Nível: U
Sinopse: Há animais verdadeiros, com existência real e comprovada, e outros fantásticos ou maravilhosos, que nasceram da imaginação humana e passaram a ter lugar cativo no imaginário poético das civilizações, nas mitologias e nos livros dos contos e das lendas tradicionais, alimentando a sede de fantasia de crianças e adultos ao longo dos séculos. Este livro surge como uma galeria onde têm lugar os mais importantes e citados desses animais fantásticos, que ganham vida na reconstituição poética de José Jorge Letria e nas ilustrações mágicas de André Letria, pai e filho, juntos neste livro que é um objeto de grande beleza estética, que pode e deve tocar públicos de todas as idades.

Português

5. Livro: Viagem às terras de Portugal
Autores: José Santos
Nível: W
Sinopse: Foi pra Portugal, perdeu o lugar. Errou!! Numa viagem a Portugal, a gente só tem a ganhar: se diverte com os novos significados para as mesmas palavras, deita gostoso no berço da língua-mãe, conhece a terra dos nossos avós. E, de quebra, ganha amigos que moram do outro lado do oceano, mas falam a mesma língua que nós!

Português


Experimente grátis o Elefante Letrado na sua escola!

O Elefante Letrado está disponibilizando 30 dias de acesso gratuito à plataforma. Para saber mais, cadastre-se em nosso formulário através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!