Recuperação da aprendizagem: o grande desafio no retorno às aulas

Muito se fez para mobilizar a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia: inaugurou-se em muitas realidades o ensino remoto, novas propostas de ensino foram criadas e diferentes vínculos foram formados a distância. Ainda assim, a ausência das aulas presenciais impactou negativamente o desempenho dos estudantes, como revelam recentes pesquisas.

Se a heterogeneidade nas salas de aula já existia, agora, após mais de 200 dias sem a vida diária na escola, as diferenças entre alunos de uma mesma turma se avolumaram como nunca.

Identificar os níveis de proficiência em que estão os alunos, individualmente, será o primeiro desafio que os professores encontrarão no retorno às aulas presenciais. De posse dessas avaliações, os educadores poderão propor sequências didáticas adequadas aos diferentes estágios de desenvolvimento de seus alunos, forma que parece ser a mais efetiva para minimizar as enormes perdas impostas pela pandemia a toda uma geração.

retorno às aulas

As tecnologias digitais são hoje importantes aliadas dos professores nas tarefas de avaliar e desenvolver competências junto aos estudantes, e a leitura precisa ser uma prioridade.

“Percebemos que os estudantes começaram a acessar a plataforma com maior constância quando solicitados. Após retornarem ao ensino presencial, demos continuidade a esta rica experiência de leitura, utilizando as diferentes ferramentas, como jogos de perguntas, gravações de leituras, audição das histórias… Percebeu-se que as crianças estavam acessando de maneira mais espontânea os livros digitais, e isso ampliou de maneira prazerosa a aprendizagem de leitura dos nossos estudantes, desenvolvendo habilidades de compreensão textual, enriquecimento do vocabulário, criatividade, imaginação, visão crítica e argumentação.”

Profª Ana Lúcia Carvalho de Farias, Colégio Santa Inês – Porto Alegre/RS

Sem compreensão leitora, dificilmente os estudantes conseguirão atingir objetivos educacionais que ficaram pendentes, tampouco avançar. A Plataforma de Leitura Elefante Letrado disponibiliza para crianças livros de diferentes gêneros textuais. Conta com uma arquitetura pedagógica que desenvolve e avalia a formação do hábito da leitura e as habilidades de compreensão leitora, oferecendo a professores e gestores relatórios ontime do desenvolvimento dos estudantes.

 

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferencias a sua escola através deste link

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!