SEDUCRS: Como incentivar a leitura dentro e fora da sala de aula

Com o objetivo de oferecer uma ferramenta pedagógica inovadora para crianças em tempos de pandemia, a Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUCRS) disponibilizou a plataforma de leitura Elefante Letrado para professores e alunos da Rede. As escolas têm a sua  disposição, gratuitamente, acesso a um numeroso acervo de livros infantis para alunos dos 1º aos 5º anos. Através desta parceria, já está sendo possível mudar a realidade de diversos estudantes por meio do incentivo à leitura, como demonstra o relato abaixo da 8º CRE: 

Com a palavra, o educador: 

Manter um aluno engajado dentro e fora da sala de aula não é tarefa fácil para os professores. Para que isso seja possível, é necessário utilizar diversos recursos. Foi utilizando o Elefante Letrado que a professora Fabiane D. Zorzi, da Escola Florismundo Eggres da Silva (Mata, RS), mudou o dia a dia dos seus alunos. 

SEDUCRS

De maneira lúdica, trouxe para as suas aulas remotas e presenciais o encantamento das histórias encontradas na plataforma, o colorido das ilustrações e a mágica dos sons. Através de materiais explicativos, preparados para serem compartilhados entre as famílias, afinal, o processo de alfabetização é um trabalho em conjunto, a professora conseguiu criar esse universo de amor pela leitura.

“Quando a leitura é apresentada de forma lúdica e interativa, os momentos de aprendizagem se tornam mais ricos e prazerosos, contribuindo de uma forma indiscutível para o desenvolvimento infantil”, relata Fabiane.

Com o objetivo de incentivar outros educadores, a professora compartilha algumas dicas de atividades para serem realizadas com os alunos:

  • Estabelecer metas de leitura, como 1h por semana;
  • Ler uma obra indicada pela professora, mas reescrevê-la utilizando suas palavras e percepções;
  • Gravar a leitura dos livros para trabalhar a oralidade;
  • Promover concursos de leitura, certificando e premiando os alunos que mais leram na plataforma.

A professora ainda relata que as oportunidades de desenvolver atividades são inúmeras. Com o passar do tempo, é possível explorar cada uma delas.

“Minha experiência com essa ferramenta de leitura é maravilhosa. As crianças nunca leram com tamanha alegria e curiosidade! Estão motivados para ler e fazer as atividades propostas. É inegável a diferença percebida na fluência da leitura nas crianças, além da capacidade digital de usar a ferramenta para ampliar o seu vocabulário e desenvolver a imaginação”, comenta Fabiane com entusiasmo.

Criada para facilitar o trabalho dos educadores e para incentivar a leitura nas escolas, o Elefante Letrado conta com o apoio de grandes professores que, como a Fabiane, demonstram a sua paixão pela leitura e pela sala de aula através do seu esforço, carinho e dedicação com os seus alunos. Professores que incentivam a leitura são capazes de mudar a realidade à sua volta. Afinal, ler faz crescer!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!