Que tipo de letra apresentar inicialmente na alfabetização?

Diante das complexidades inerentes ao processo de alfabetização, professores encontram caminhos diferentes para incluir crianças no mundo letrado. Há os que preferem lhes apresentar simultaneamente todos os tipos de letra (CAIXA-ALTA, cursiva, imprensa); há os que  optam por enfatizar, inicialmente, uma dessas variantes. 

Neste último caso,  a escolha tem se dado predominantemente pela letra em CAIXA-ALTA,  e os motivos dessa opção didática poderiam ser assim sintetizados.

 

• Grande veiculação social

A letra em estilo CAIXA-ALTA (também chamada de BASTÃO)  mostra-se eficaz na motivação das crianças para a aprendizagem e para a compreensão da função social da escrita, porque esse tipo de letra é muito encontrado nas placas de trânsito, outdoors e letreiros em geral.

• Menor variação da letra em CAIXA-ALTA

Mesmo quando representada por diferentes fontes, cada letra se mantém muito parecida, de fácil identificação. Já a letra cursiva, por carregar marcas da personalidade das pessoas, varia em proporção, inclinação e traçado, influenciando e muitas vezes dificultando a legibilidade.

• Letra em CAIXA-ALTA exige menor desenvolvimento motor para ser traçada

Ao utilizá-la predominantemente no período da alfabetização, as energias e esforços das crianças podem ser concentrados na decifração, compreensão e codificação (no caso da escrita),  e não na tensão de fazer um traçado mais difícil. Depois de bem estabelecido o processo de alfabetização, a letra cursiva é introduzida, não concorrendo em atenção com o esforço que precisa ser direcionado para  compreensão e apropriação do sistema de escrita

A Plataforma de Leitura Elefante Letrado fez uma curadoria de livros infantis para atender à diversidade de escolhas metodológicas dos professores alfabetizadores. Nas estantes destinadas aos leitores iniciantes, são encontrados livros com diversos tipos de letras, sendo possível estabelecer trilhas literárias compatíveis com as diferentes estratégias de alfabetização e letramento adotadas.

Professor/a, você encontrará na Plataforma de Leitura Elefante Letrado:

 

  • 235 livros em CAIXA-ALTA

alfabetização

Os óculos mágicos de Charlotte – F

alfabetização

Arca de haicais – E

alfabetização

A Tartaruga e a Lebre – F

alfabetização

A Cigarra e a Formiga – F

  • 17 livros de imagens (as crianças poderão narrar e/ou escrever os textos)

alfabetização

Chapeuzinho Vermelho – C

  • Centenas de  livros em imprensa

alfabetização

Minhoca não quer pipoca – D

alfabetização

Este não é um livro de princesas – C

 

Quer elevar os índices de leitura dos seus alunos? Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!