Trava-línguas como texto de apoio para o desenvolvimento da consciência fonológica

Muitos estudos têm apontado, nas últimas décadas, para relações causais entre a consciência fonológica da criança (sua habilidade para analisar as palavras de sua língua) e seu sucesso/insucesso na alfabetização.

Rompendo com “a ditadura do texto” (MORAIS, 2019), novas ou revisitadas proposições didáticas vêm valorizar o trabalho sobre sílabas orais, rimas e quaisquer outros fragmentos destituídos dos significados que só podem ser construídos no âmbito do texto. Segundo Artur Gomes de Morais (2019), “as crianças têm o direito de aprender a partir de um ensino sistemático, um ensino que trate (a língua) como um objeto a ser explicitamente analisado na sala de aula.”

Os conhecidos trava-línguas, pequenos textos que povoam a cultura popular na infância, ajudam a provocar a análise de segmentos sonoros silábicos e fonêmicos, promovendo na criança maior facilidade para a resolução de desafios da alfabetização – em especial o da posterior aquisição da velocidade de leitura, habilidade diretamente relacionada à capacidade de compreensão de textos.

A equipe do Elefante Letrado selecionou alguns trava-línguas para o trabalho com sua turma. Acesse as estantes da Plataforma e divirta-se com seus alunos, que aprenderão brincando!

 

 

Trava-Línguas I

 

 

  • Estante J
 

 

Trava-Línguas II

 

 

  • Estante J

 

 

Trava-Línguas III

 

 

  • Estante K
 
 

 

Trava-Línguas IV

 

 

  • Estante K
 
 

 

Trava-Línguas V

 

 

  • Estante L

 

Referência:
MORAIS, ARTUR GOMES DE. Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

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