Volta às aulas | Entenda os benefícios das plataformas digitais para as escolas

Retornar às aulas e iniciar um novo ano gera enorme alegria e curiosidade nos alunos: “Qual será a minha turma? Quem serão os meus colegas? Quem será a nossa professora? O que aprenderemos de novo neste ano?” Mantê-los animados e engajados na volta às aulas e ao longo de todo o período letivo, contudo, nem sempre é uma tarefa fácil. 

As novas tecnologias educacionais são ótimas aliadas na composição dos espaços de aprendizagem. Venha conhecer um pouco mais!

O que são plataformas digitais de educação

Plataformas digitais de educação são ferramentas que oferecem aos estudantes ambientes digitais de estudos, com o objetivo de complementar os desafios trazidos nos ambientes físicos. Integrando-se aos dois ambientes, os alunos têm experiências bem diferentes das tradicionais. As plataformas digitais oferecem recursos didáticos ainda mais lúdicos e dinâmicos, favorecendo o engajamento dos estudantes e o trabalho colaborativo na volta às aulas e ao longo de todo o período letivo.

 

volta às aulas

Com o uso das novas tecnologias, os alunos têm acesso a atividades online, trilhas de aprendizagem e  ferramentas que os auxiliam em seu percurso formativo. Essas tecnologias também impactam o processo didático dos educadores, uma vez que eles podem acompanhar a evolução dos seus estudantes por meio de relatórios. Dessa forma, os professores têm mais instrumentos para reconhecer as necessidades específicas de cada aluno e de sua turma como um todo.

Conheça o Elefante Letrado

Elefante Letrado é uma plataforma digital projetada para desenvolver o hábito da leitura e a compreensão leitora de crianças dos Anos Iniciais. Com a ferramenta, estudantes têm acesso a uma biblioteca digital de A a Z, com milhares de livros em português e em inglês, de diferentes gêneros e complexidades. O acervo literário foi selecionado por meio de curadoria especializada e está organizado em 5 níveis de proficiência em leitura. Os alunos também podem realizar jogos pedagógicos, responder às atividades de escrita, gravar as suas leituras e muito mais.

Por meio de relatórios, a plataforma permite que professores e gestores acompanhem o desempenho de cada aluno e turma com relação aos índices de leitura, descritores e gravações de voz. Também é possível enviar tarefas, atribuir metas de leitura e gerar certificados aos alunos.

Com base nessas evidências de aprendizagem, educadores podem analisar e reorganizar o processo de desenvolvimento dos estudantes em leitura e, assim, complementar suas práticas pedagógicas. Desta forma, a volta às aulas fica muito mais interessante!

Como incentivar o uso em sala de aula

Na Plataforma de Leitura Elefante Letrado, os professores podem ampliar o incentivo ao hábito da leitura através de livros especialmente selecionados, os quais contam com opções de áudios de leitura, gravações de voz, jogos, certificações e muito mais. Já o professor pode indicar tarefas, organizar leituras socializadas em sala de aula, grupos de leitura e diversas outras atividades.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

1 Comentário. Comente também!

  1. livia
    setembro 29, 2023 at 8:26 pm Responder

    o elefante eletrado eu adoro muito

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!