Saiba o que é Consciência Fonológica e como trabalhá-la em sala de aula

De acordo com Blanco-Dutra (2012), a Consciência Fonológica se refere à habilidade de compreender a estrutura sonora das palavras, reconhecendo a capacidade de desmembrá-la em unidades menores, bem como de manipular os sons da língua, realizando tarefas que envolvem a supressão, adição ou substituição de sons. Ainda segundo Amorim (2014, p.36), a Consciência Fonológica “[…] nada mais é do que uma competência metalinguística de reflexão, análise e manipulação intencional sobre a fala e seus diversos segmentos, a saber: palavra, sílaba, e fonema”. É importante ressaltar que essa habilidade não deve ser ensinada de forma direta, mas sim mediada e estimulada pelo educador através de atividades que promovam a reflexão e a manipulação dos sons da fala de forma intencional.

Sugestões de atividades

A fim de auxiliar nossos alfabetizandos a avançar em sua compreensão de domínio da escrita alfabética, consideramos prioritário ajudá-los a serem capazes de:

  • separar palavras em suas sílabas orais;
  • contar sílabas das palavras orais;
  • identificar entre duas palavras qual é a maior (porque tem mais sílabas);
  • produzir (dizer) uma palavra maior que a outra;
  • identificar palavras que começam com determinada sílaba;
  • produzir (dizer) uma palavra que começa com a mesma sílaba que outra;
  • identificar palavras que rimam;
  • produzir (dizer) uma palavra que rima com outra;
  • identificar palavras que começam com determinado fonema;
  • produzir (dizer) uma palavra que começa com o mesmo fonema que outra;
  • identificar a presença de uma palavra dentro de outra.

Atividades na Plataforma de Leitura Elefante Letrado

Qualquer texto pode ser utilizado para desenvolver a consciência fonológica; no entanto, escolhemos cuidadosamente uma seleção de livros que não só tornarão esse momento proveitoso, mas também agradável e divertido.

Título: A e i o… uau!
Prateleira: dd
Temática: Vogais; Interjeição; Consciência fonológica
Título: Tem outra palavra na palavra
Prateleira: dd
Temática: Anagrama; Hipóteses de escrita; Consciência fonêmica; Consciência fonológica 
Título: A Lesma e a Linha
Prateleira: bb
Temática: Geometria; Rimas; Sonoridade; Consciência fonológica  
Título: Brincando com as palavras
Prateleira: bb
Temática: Aliteração; Hipótese de escrita; Consciência fonêmica; Consciência fonológica. 
Título: Brincando com rimas
Prateleira: cc
Temática: Rimas; Sonoridade;  Consciência fonêmica; Consciência fonológica.
Título: Teleco e Teco
Prateleira: cc
Temática: Percepção global do tamanho da palavra; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica.
Título: A árvore que dava sorvete
Prateleira: L
Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. 
Título: ABC do trava-língua
Prateleira: H
Temática: Aliteração; Hipótese de escrita; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. 
Título: Brincar com as palavras
Prateleira: K
Temática: Rimas; Sonoridade;  Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica.
Título: Cantigamente
Prateleira: K
Temática: Rimas; Sonoridade; Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica. 
Título: De onde vem o Português?
Prateleira: J
Temática: Diacronia;  Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica
Título: Rimas de lá e de cá
Prateleira: Q
Temática: Rimas; Sonoridade;  Ampliação de vocabulário; Consciência fonológica.
Título: Trava-línguas Vol. 1 ao 5
Prateleira: E, F, H
Temática: Aliteração; Consciência fonêmica; Consciência fonológica. 
Título: Palavra-chave
Prateleira: E
Temática: Rimas; Sonoridade; Hipótese de escrita; Consciência fonológica. 
Título: Palavra tem segredo
Prateleira: E
Temática: Rimas; Sonoridade; Hipótese de escrita; Consciência fonológica. 

Quer conhecer mais obras? Acesse o nosso site: www.elefanteletrado.com.br

Referências: São Paulo: Melhoramentos, 2012. MORAIS, Artur Gomes. A consciência fonológica de alfabetizandos jovens e adultos e sua relação com o aprendizado da escrita alfabética.

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