CASE UTAH: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS

O processo de aprendizado de uma nova língua é uma experiência enriquecedora em muitos aspectos. No caso do nosso idioma, o português, as razões para investir na aprendizagem são ainda mais relevantes. Afinal, a língua portuguesa é uma das mais faladas no mundo, estando presente, como idioma oficial, em nove países, incluindo Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, em quatro continentes diferentes, possibilitando ao falante se comunicar com mais 250 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Além disso, o interesse em aprender a língua portuguesa tem aumentado significativamente em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e África do Sul.

A PLATAFORMA DE LEITURA ELEFANTE LETRADO E O PROGRAMA DE IMERSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTADO DE UTAH, NOS ESTADOS UNIDOS

Especialmente nesse cenário, apresentamos as histórias de Silvia Juhas, coordenadora do Programa de Imersão em Língua Portuguesa no estado de Utah, nos Estados Unidos, e de Lina Figueiredo, professora de dupla imersão em português, também em Utah.

Silvia é responsável por coordenar um programa realizado em 11 escolas públicas do estado, atendendo mais de 2.000 alunos, entre o 1.º e o 6.º anos do Ensino Fundamental. Ela comenta que, em sua maioria, os estudantes são estadunidenses de nascimento, cujos pais não falam português.

A coordenadora também comenta que o Programa de Imersão estabeleceu convênio com a Plataforma de Leitura Elefante Letrado no ano de 2014, sendo que, ao longo desse período, a utilização da Plataforma, com todos os recursos disponibilizados, além de toda a modernização pela qual frequentemente passou, tornou-se fundamental para a experiência do ensino e do aprendizado da língua portuguesa. 

Além de consolidada junto ao Programa de Imersão, o uso da plataforma tem sido ampliado, por professores e por alunos, principalmente com a utilização dos novos recursos nela disponíveis, menciona Silvia, acrescentando que, sem o Elefante Letrado, os estudantes não teriam a possibilidade de aprender o português e acessar com facilidade obras em nosso idioma, de diversos gêneros textuais.

Ela argumenta, que, dentre os muitos aspectos que entende como importantes, está o fato de que a Plataforma de Leitura Elefante Letrado oportuniza aos alunos a leitura de livros autênticos e de literatura de inestimável qualidade, além de possibilitar aos professores o acompanhamento da construção da competência leitora de seus alunos por meio de relatórios.

Por fim, pontua que o núcleo de usuários e de pessoas que compõem o Programa de Imersão em Português de Utah sentem-se extremamente gratos pela parceria estabelecida, e deseja que os laços sejam cada vez mais reforçados, para que nosso idioma possa ser descoberto por muitos estudantes!

A DUPLA IMERSÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ESTADOS UNIDOS

Conversamos também com Lina Figueiredo, professora de dupla imersão para o 5.º ano do Ensino Fundamental em Utah.

Lina comenta que a Plataforma de Leitura Elefante Letrado é uma excelente fonte de expansão de vocabulário e compreensão textual, especialmente para os seus alunos estadunidenses: “As crianças aprendem a desenvolver o gosto pela leitura à medida que expandem sua biblioteca e que têm acesso a novos títulos, progredindo no aprendizado da língua portuguesa de maneira agradável, o que facilita muito no processo de assimilação do novo idioma. Além disso, outro benefício é que o acervo  de livros da Plataforma é extremamente amplo e variado, o que promove a expansão vocabular e expande as conexões para as demais disciplinas, desenvolvendo outras habilidades significativamente relevantes para a formação dos estudantes”, ressalta.


Alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental.


IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO À LEITURA

Em relação aos métodos de aprendizado e ao uso dos recursos contidos na Plataforma, ela esclarece que costuma utilizar o “termômetro de minutos” configurado semanalmente para as turmas, estabelecendo objetivos individual e coletivamente, para que os alunos se sintam estimulados a progredir nos estudos. Lina conta também que, além das leituras individuais, promove a leitura em pares, com um leitor e um ouvinte, em sala de aula, para que os estudantes estabeleçam os diferentes papéis na construção dos diálogos e da compreensão da leitura.

Outra atividade que costuma empregar, especialmente para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes, é a de contar de forma fragmentada as histórias, para que os alunos tentem descobrir ou inventar o restante da história, sendo que depois do exercício eles irão ler o final verdadeiro da história iniciada pela professora. Ela pontua que outro recurso disponível, as perguntas ao final dos livros, promove a compreensão textual das crianças, que é uma habilidade essencial para a construção do aprendizado e para a obtenção de habilidades que serão muito valiosas para o futuro.

Lina destaca uma ferramenta muito importante da Plataforma, para a avaliação do nível de compreensão dos alunos, que é a possibilidade de acessar os relatórios, recurso que permite verificar quais as atividades que cada um necessita de maior suporte, bem como quais as habilidades já foram completamente assimiladas.

 

O CONSELHO INTERNACIONAL QUE SERVE PARA TODOS

O que une as duas histórias, mais do que o uso de nossa Plataforma, é a mensagem que ambas as entrevistadas deixam: elas entendem ser sempre importante envolver as famílias no processo de aprendizado, apontando que compartilhar os objetivos e os sucessos com os pais é um grande impulso para as crianças. Elas destacam a consistência do uso como algo  essencial, sendo muito válido conferir as ferramentas do professor disponíveis, como os relatórios de leitura, bem como os certificados que são gerados automaticamente, e que fornecem uma ampla possibilidade de análise de dados fundamentais para compreensão de todos os processos envolvidos no aprendizado. 

Por fim, deixam um recado enfatizando a importância da entrega dos certificados de leitura aos estudantes, o que pode parecer algo simples, mas que para os alunos traz o sentimento de motivação e de incentivo, além de ser uma inspiração para os demais colegas. A mensagem que fica é que quanto maior o envolvimento do professor, das crianças e das famílias, maior será o sucesso! 

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link

Comentários (2)

  1. Yaren
    abril 16, 2023 at 10:32 am Responder

    oiii, saibam que eu amei o projeto de vocês.

    • Elefante Letrado
      abril 18, 2023 at 9:49 am Responder

      Oii, Yaren! Muito obrigada pelo seu depoimento! Para nós, é muito importante receber mensagens como a sua! Um grande abraço, time Elefante Letrado

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!